Quantos certificados oficiais Shakira tem no Brasil?

Shakira é uma cantora que coleciona certificados por altas vendas mundo a fora. Esta semana, o Shakira Brasil fez uma matéria sobre o desempenho da indústria fonográfica na Espanha e Shakira aparece em destaque pela venda de seus mais recentes singles. Nos EUA, El Dorado foi certificado 4x platina. A colombiana esbanja certificações recentes em outros importantes mercados como França, Itália e México. Mas e no Brasil? Quantos certificados a estrela da música latina possui em terras tupiniquins?

A cantora é figura carimbada nas prateleiras das lojas de artigos musicais no Brasil desde seu álbum internacional de estreia, Pies Descalzos. O sucesso comercial de Pies Descalzos rendeu à Shakira seu primeiro certificado no Brasil em 1997. O álbum foi certificado disco de Platina pela Pro-Musica Brasil, o que corresponde, pelo período em que o trabalho foi certificado, a 250 mil cópias. Ao todo, Shakira possui 4 certificados oficiais no país. Além de Pies Descalzos, possuem certificações os álbuns Laundry Service (ouro – 50 mil cópias), MTV Unplugged (ouro – 100 mil cópias) e o DVD da Oral Fixation Tour (platina – 30 mil cópias).

O número de certificados parece pequeno se levarmos em conta a popularidade de Shakira no mercado nacional. Mas é bem provável que a artista tenha direito a um número maior de títulos, que ainda não constam nos registros oficiais. Para chegarmos a essa conclusão foi preciso entender como funciona o processo de certificação. O órgão responsável por emitir os certificados de vendas no país é a Pro-Musica Brasil, Produtores Fonográficos Associados, a antiga ABPD, entidade associada à IFPI, Federação Internacional da Indústria Fonográfica. As gravadoras que desejam certificar os catálogos de seus artistas enviam a Pro-Música os dados referentes aos trabalhos e os registros de vendas. O órgão analisa a veracidade das informações e se os dados estiverem em conformidade com as regras da entidade, os certificados são emitidos. Assim é possível  que a gravadora não tenha enviado ao órgão os dados atualizados das vendas recentes.

Shakira desembarca no pais em março para uma série de shows da El Dorado World Tour, ainda sem datas definidas, o que seria uma excelente oportunidade para a gravadora solicitar as certificações e entregar a artista as placas comemorativas por suas vendas.

Confira os critérios para a emissão de certificados de obras internacionais no Brasil:

Singles e Álbuns Vendas Digitais: 

 

CDs Vendas Físicas:

DVDs Vendas Físicas: 

 

 

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,200SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS