Gravadora de Shakira fecha parceria com Barcelona F.C. de Piqué

Longa estadia da cantora em Miami pode estar relacionada a novo projeto envolvendo sua casa discográfica e clube catalão

Da Redação – O Barcelona Futebol Clube assinou na última semana uma aliança estratégica com a gravadora de Shakira, a Sony Music Latin. O acordo, tornado público na terça-feira (06), prevê o desenvolvimento, produção e promoção de iniciativas que vão conectar música e futebol para os fãs do mundo todo. O time e a gravadora vão trabalhar juntos durante as duas próximas temporadas criando experiências de entretenimento envolvendo os artistas da companhia. Shakira é hoje o maior nome da Sony Music Latin e conta com uma relação muito próxima com o clube catalão. Assim, não é difícil imaginar que em algum momento a colombiana participe ativamente no projeto. O SBR entrou em contato com a assessoria do Barcelona F.C., mas até o momento não houve resposta à solicitação da nossa reportagem.

As ações planejadas para os próximos meses envolvem a presença de artistas em acontecimentos organizados pelo Barça, conteúdos comuns com participação de artistas do selo Sony Music e jogadores do clube, além da utilização de música do repertorio Sony para os conteúdos produzidos pelos diferentes canais do Barça. Para marcar a assinatura do acordo, a gravadora organizou uma recepção em Miami, que contou com a presença de diversos artistas, como Carlos Vives, Becky G, Nicky Jam, Pedro Capó e ChocQuibTown, e alguns jogadores do clube, como Sergio Busquets, Ivan Rakitic, Ousmane Dembélé, Antoine Griezmann, Arturo Vidal, Rafinha, Samuel Umtiti e Jordi Alba.

Artistas da Sony Music e jogadores do Barça em evento em Miami.

Um ponto alto da recepção foi quando os músicos começaram a cantar seus sucessos e Carlos Vives entoou à capela, acompanhado apenas do violão do seu amigo Andres Castro, o hit La Bicicleta, sua exitosa parceria com Shakira, ganhadora do Grammy Latino.

“Estamos muito emocionados por esta aliança de prestígio com o Barcelona FC. Trata-se de um acordo que oferece a ambas entidades uma plataforma única para explicar histórias através da combinação da música e do esporte. Estou seguro de que os seguidores do Barça vão desfrutar desta colaboração incrível.”, disse Afo Verde, Presidente e CEO da Sony Music Latin Iberia.

Shakira e Barça – Uma Parceria de Sucesso

Shakira mantem um relacionamento com uma das principais estrelas do Barcelona, o zagueiro Gerard Piqué. Da relação, nasceram os pequenos Milan (06) e Sasha (04). Mas os laços de Shakira com o clube catalão vão muito além de seu matrimônio. A cantora estreitou laços de sua Fundação Pies Descalzos com a Barça Foundation em diversas iniciativas de apoio à educação na Colômbia, dentre elas a construção de um novo colégio em Barranquilla, que coincidentemente começou a ser construído na última quinta-feira (08).

“Quem poderia ter me dito que aqui no Camp Nou, um lugar tão especial para Gerard e nossos filhos, estaríamos apresentando um projeto que significa muito para mim e ao qual dediquei tanto tempo. Quando começamos a construir escolas na Colômbia há 20 anos, escolhemos áreas remotas onde não havia absolutamente nada – nenhuma infraestrutura, estradas ou mesmo água potável. Construímos escolas onde o governo estava ausente e milhares de crianças não tinham acesso à educação de qualidade. A transformação foi imediata – empregos foram gerados, nutrição saudável estava disponível e os alunos responderam academicamente. Investir na educação, quando funciona, é a melhor conclusão e é a melhor estratégia para erradicar a pobreza. Graças ao Barça, já conseguimos construir campos de futebol em Barranquilla e Cartagena. Nasci, cresci e morei na Colômbia. Ver como as vidas estão sendo transformadas em vez de ficarem presas em um ciclo contínuo de pobreza é libertador. Isso mostra que há uma saída. Eu não conheço um clube tão completo como este – do lado esportivo ao lado humano. E é por isso que dizem que o Barça é “mais do que um clube”. Deve ser um exemplo para outros clubes e também empresas. Meu filho Milan começou a entender que ir à escola, jogar futebol e comer bem são privilégios que muitas crianças não têm. Há muitas coisas que tomamos por garantido que os outros não têm ”, disse Shakira em coletiva de imprensa em março de 2017, sobre a parceria de sua Fundação com o Barça.

Em diversas ocasiões, alunos dos colégios da Fundaçao de Shakira visitaram as dependências do clube em Barcelona em função desta parceria.

Em 2011, a cantora celebrou a vitória do Barça na Champions League com um show histórico no Estadio Olímpico de Barcelona. No concerto, alguns jogadores do clube, subiram ao palco e tentaram acompanhar a colombiana em seus icônicos passos de dança.

A artista latina também teve um papel decisivo, em 2016, na assinatura de um grandioso contrato de patrocínio para o clube. Ao lado de Piqué, Shakira foi crucial para que a Rakuten, gigante japonesa, que aporta todo ano cerca de 55 milhões de euros ao Barça, fechasse com o time. O patrocínio, começou na temporada de 2017, e vai até 2021. Ao todo, a colombiana ajudou o time espanhol a captar 220 milhões de euros com a companhia japonesa, algo próximo a impressionantes 1 bilhão de reais. A empresa do japonês Hiroshi Mikitani também patrocinou a turnê El Dorado de Shakira. O valor do patrocínio não foi revelado.

Shakira ao lado de Hiroshi Mikitani, Pique e dirigentes do Barcelona em jantar em novembro de 2016. Na ocasiao, eles celebravam a assinatura do contrato de patrocínio com o Barça.

Diante desse histórico de sucesso, não nos parece fora do comum que Shakira também encabece uma das ações previstas pelo Barcelona em sua parceria com a Sony Music. A colombiana, ademais, possui vasta experiência em eventos esportivos, cantando em três Copas do Mundo consecutivas.  Em 2010, sua canção “Waka Waka (This Time for Africa)” foi escolhida como hino do Mundial na África do Sul e é até hoje o maior hino de Copas do Mundo da historia.

[Nota do editor: o parágrafo a seguir contém especulações do Shakira Brasil, que tentou, sem sucesso, apurar e confirmar as informações. Por escolha editorial, resolvemos mantê-lo, mesmo sem confirmação por parte do clube, da gravadora e da equipe da artista, cientes de que nossos leitores possuem o senso critico suficiente para ler esta nota e previamente identificar que os dados a seguir se tratam de conjecturas.]

Os próximos passos de Shakira
A colombiana tem estado em Miami desde meados de julho. Não se sabe o motivo real da viagem da artista, que pode estar na cidade por razões familiares, férias ou compromissos laborais. No entanto, é alta a probabilidade da cantora ter participado, nos últimos dias, das negociações que culminaram no acordo entre sua gravadora e o time em que joga seu companheiro. Afinal, a sede da Sony Music está localizada em Miami. Também nos cabe ressaltar, que um dos músicos de Shakira afirmou em suas redes sociais que em breve teremos música nova da colombiana. Nesse contexto, nossa redação levanta a possibilidade da estrela estar trabalhando em uma canção inédita que envolva a parceria com o Barça. Sem necessariamente estar atrelada a um álbum da colombiana, uma eventual faixa poderia ser lançada nas plataformas digitais e receber do projeto a publicidade necessária para viralizar, não só nos estádios mundo a fora, mas também nas playlists dos amantes de futebol e de música em geral.

Cabe ressaltar que o próximo projeto de Shakira é o lançamento do material audiovisual extraído de sua mais recente turnê, a El Dorado World Tour. Com previsão de lançamento para outubro, o filme concerto deve ser exibido em salas de cinema do mundo todo, nos dias 16 e 20 de outubro, graças a um acordo de distribuição entre Sony Music e a Trafalgar Releasing.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,700SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS