“Dónde Estás Corazón?”: a música que salvou a carreira de Shakira

Se Shakira é hoje uma grande estrela do pop global ela deve boa parte disso à “Dónde Estás Corazón?”

Quem abre os seus vídeos no Youtube e olha no contador bilhões de visualizações, quem assiste a sua performance aclamada no Super Bowl ou quem a vê discursando e recebendo prêmios ao lado de presidentes e Chefes de Estado mundo a fora, não imagina que a carreira de Shakira esteve a ponto de cair, antes mesmo de decolar. Uma menina prodígio que, aos 13 anos, já havia assinado um contrato com uma grande gravadora, vivia um dilema nos meados dos anos 90. Após dois álbuns lançados com a Sony Music (CBS Colômbia na época), a cantora estava na geladeira da casa discográfica. Apesar de ter assinado um contrato para três discos de inéditas, o desempenho dos trabalhos de estreia da jovem Shakira – Magia e Peligro – desanimou os executivos da Sony. Ela estava prestes a ter o mesmo destino de centenas de jovens artistas: uma carreira interrompida precocemente. Mas tudo mudaria de figura quando uma canção poderosa começasse a abalar as estruturas da Colômbia.

O ano era 1994. Com uma carreira musical estagnada, a jovem barranquillera de 17 anos resolveu se aventurar no universo da TV e conseguiu um papel de protagonista na novela El Oasis. Seu papel como Maria Luisa lhe rendeu grande popularidade nacional. A gravadora decidiu então desengavetar a artista e lhe encomendou uma canção para uma coletãnea de rock local. Em um dia chuvoso em Bogotá, dentro de um táxi, a colombiana escreveu uma faixa em dez minutos. Na gravadora ela foi apresentada ao produtor Luis Fernando Ochoa, que viraria seu parceiro de composição de longa data. E assim nascia “Dónde Estás Corazón?”. A faixa foi incluída na coletânea “Nuestro Rock Volumen 2” e se converteu instantaneamente em um grande êxito por toda a Colômbia.

Partes do encarte do LP Nuestro Rock Volumen 2

“Dónde Estás Corazón?” caiu nas graças dos colombianos e dominou as paradas de sucesso das rádios por expressivos seis meses. Seu sucesso foi tanto, que a Sony deu sinal verde para Shakira produzir seu terceiro disco de estúdio. Com um single poderoso em mãos, a jovem estrela em acensão tinha agora poder de barganha na gravadora e exigiu maior liberdade criativa e autonomia nos arranjos e composições. Ao lado de Luis Fernando Ochoa, a cantora produziu o disco em 60 dias e 60 noites. O resultado foi o aclamado álbum “Pies Descalzos”, lançado em outubro de 1995 na Colômbia. Contrariando as expectativas e vencendo o fantasma do fracasso dos discos anteriores, “Pies Descalzos” rompeu todos os recordes no país e abriu as portas do mercado internacional para a cantora. O disco vendeu mais de 4 milhões de cópias mundo a fora, sendo 1 milhão apenas no Brasil e rendeu hits como “Estoy Aqui”, “Un poco de amor” e “Antologia”.

Ali, a carreira de Shakira havia finalmente decolado e estava pronta para alçar voos ainda mais altos. “Dónde Estás Corazón?” abriu o caminho para que a colombiana se dedicasse ao pop rock que a tornou conhecida em toda a América Latina e, sem ela, a Shakira que hoje conhecemos talvez nem tivesse existido.

Hoje, mais de 20 anos de seu lançamento, a música recebeu uma homenagem das mãos de Ovy on The Drums e da dupla Mau y Ricky. Em sua faixa “Sigo Buscandote”, os músicos remomaram um trecho emblemático da letra de “Dónde Estás Corazón?”: ” Te busqué en el armario, en el abecedario /Le pregunté a Shakira, si te ha visto a diario”, cantam os jovens astros. Por essa citação, tanto Shakira quanto Luis F. Ochoa foram creditados com autores da faixa.

‘Dónde Estás Corazón?” é um marco na carreira da maior estrela latina de todos os tempos e continua causando impacto em sua legião de fãs, desde os que a viram crescer como artista até aos que tem se achegado agora. É uma daquelas músicas que tem lugar cativo no coração de cada fã de Shakira. E aquela inquietação de 1995 já tem hoje uma resposta:

– “Donde Estás Corazón?”
– “Estoy (estamos) Aqui (para sempre)!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

199,527FãsCurtir
92,700SeguidoresSeguir
8,697SeguidoresSeguir

ÚLTIMAS NOTÍCIAS