Shakira pode ter lucrado R$1,5 bilhão com venda de seu catálogo

No início do ano Shakira fez uma jogada que chamou a atenção da indústria musical. A colombiana vendeu seu catálogo de músicas para um fundo de investimentos britânico, a Hipgnosis Songs Fund. Ela cedeu seus direitos de propriedade intelectual de 145 canções de sua autoria que fazem parte do seu reportório. À época, o valor da transação não foi revelado. Mas na última semana, uma publicação brasileira especializada em economia jogou luz sobre o aspecto financeiro da venda. De acordo com a NeoFeed, a estrela latina vendeu seus direitos musicais pela bagatela de R$1,5 bilhão. Foi uma das aquisições recentes mais altas do fundo da Hipgnosis, levando em conta o número de faixas do catálogo e o valor da transação.

Alguns artistas proeminentes do mercado musical fizeram um movimento parecido ao da colombiana e venderam seus catálogos ou parte deles para o fundo, como Bob Dylan e Red Hot Chilli Peppers. O motivo parece estar ligado à praticidade e aos altos valores remunerados de uma única vez. O fundo fica responsável capitalizar os recursos das obras, licenciando as músicas para trilhas sonoras de filmes, novelas, seriados de TV, sincronização em plataformas de streaming, covers, publicidade etc. E assume os riscos, pois não há garantia de que o catálogo dê o retorno esperado. Enquanto isso, o artista, a exemplo de Shakira, ganha uma alta quantia na assinatura do contrato, mas a longo prazo se as canções gerarem um fluxo comercial mais alto que o imaginado, ela não tem o direito de reclamar a diferença.

Para os fãs, não há uma mudança significativa em termos práticos. Shakira continua sendo a autora de suas composições, apenas cedeu os ganhos financeiros futuros sobre elas. E talvez isso até represente uma vantagem particular, já que o fundo tem a intenção de ter retorno com o valor investido para a aquisição das faixas. Então é provável que vejamos as canções de Shakira sendo licenciadas para o cinema, TV, publicidade e projetos de plataformas de streaming com mais frequência. E a julgar pelo valor desembolsado pela Hipgnosis, o repertório de Shakira é extremamente valioso.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,600SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS