Diversos sites e meios de comunicação começaram a noticiar nesta semana que Shakira seria uma das atrações confirmadas para para se apresentar durante a Copa do Mundo no Qatar, que começa no próximo dia 20 de novembro e termina em 18bde de dezembro.
O primeiro meio de comunicação a confirmar a participação da artista em seu 4ª mundial foi o portal de noticias Naver, da Coréia do Sul. Pouco tempo depois diversos meios de comunicação com relevância internacional também afirmaram que Shakira se apresentaria. Como foi o caso do Mundo Deportivo e do Marca, da Espanha, que também confirmam a participação do grupo de K-Pop BTS, e do grupo Pop/Hip-HOP Black Eyed Peas, com quem ela lançou os hits “Girl Like Me” em 2020 e “Don’t You Worry” em 2022.
Faltando apenas 10 dias para o evento, a cantora até o momento não emitiu nenhum comunicado oficial ou falou sobre sua participação no Mundial do Qatar. Também não se sabe sobre o lançamento de uma música específica para o campeonato.
Se confirmada sua participação, esta seria a 4ª vez em que ela se apresenta em uma Copa do Mundo. Tudo começou em 2006 quando se apresentou ao lado de Wyclef Jean durante da final da Copa da Alemanha, com “Hips Don’t Lie” (Bamboo Version).
Quatro anos depois a colombiana se tornou a responsável pelo hino oficial da competição da Copa do África do Sul, onde se apresentou tanto na abertura, quanto no encerramento. Na abertura ela cantou “She Wolf”, “Hips Don’t Lie” e “Waka Waka (This Time for Africa)”.
Já no encerramento ela fez uma performance super especial em um palco montado no meio do campo.
Em 2014 durante a Copa do Brasil sua apresentação não era esperada, porém após um grande clamor popular, Shakira foi convidada para cantar “La La La (Brazil 2014)” em parceria com Carlinhos Brown na cerimônia de encerramento que aconteceu no estádio Maracanã.