“Nós mulheres, devemos abrir as mesmas portas que os homens” – revela Shakira para a Elle Itália

Vestido: Versace.
Foto: Jaume de Laiguana

Quando ninguém esperava, em outubro Shakira apareceu deslumbrante em um ensaio fotográfico inédito que estampou a edição global da revista Elle. Na ocasião a colombiana abriu seu coração e concedeu uma entrevista exclusiva onde falou pela primeira vez sobre um tema delicado, seu recém e conturbado término com Gerard Piqué. Agora ao final de novembro, a edição italiana da revista de moda trás novos trechos da conversa da artista.

Confira:

Ela passou a vida desenvolvendo esse vínculo natural, mas quando percebeu que a música e a dança eram sua futura carreira?

Me aproximei da expressão artística desde muito jovem, com a descoberta do gosto pela dança e pelo entretenimento. E um pouco mais tarde, para escrever. Tudo aconteceu naturalmente: dançar, cantar e escrever se entrelaçaram para me transformar no que sou hoje.

Qual foi a sensação quando você se apresentou pela primeira vez em público?

Eu não estava nervosa, pelo contrário; Eu sabia que nasci para estar lá. Um sentimento imediato se estabeleceu entre mim e o público, e eu imediatamente entendi que queria me dedicar a este trabalho.

A sua forma de dançar define-a por todo o mundo, numa espécie de efeito de contágio. De onde vem o seu estilo?

É uma coisa espontânea; Para mim, a música está muito relacionada ao corpo e a dança do ventre sempre foi algo natural para mim. Agora eu sei que dançar é o indicador mais preciso se minha música está funcionando ou não.

Vestido: Johanna Ortiz. Anel: Messika by Kate Moss. Botas: Giuseppe Zanotti.
Foto: Jaume de Laiguana

Sacrifício, esforço e determinação também a acompanharam ao longo da jornada. Como você definiria o sucesso?

Como tudo isso e muito mais. Precisamos de segurança e resistência à rejeição, mas ao mesmo tempo não devemos admitir a possibilidade de derrota. Às vezes, a única coisa que separa o talentoso do bem-sucedido é o esforço investido.

Como ela lidou com esses aspectos – a segurança e a fama – quando era mais jovem? Ela era apenas uma garotinha nas primeiras vezes que subiu no palco.

Graças a Deus tive família por perto nesses momentos. Meus pais me ajudaram a manter os pés no chão, porque se eu não os tivesse ao meu lado, uma turnê continental aos 18 anos corria o risco de ser muito pesada. Com eles, por outro lado, me sentia equilibrada.

Você consegue fazer um balanço do que aprendeu nesses 30 anos de carreira musical?

Aprendo uma nova lição todos os dias. Esta indústria está em constante evolução e eu também, como artista, tive minha própria evolução. Uma coisa que aprendi é apostar em meus instintos. Houve várias ocasiões em que outros discordaram de mim ou temeram que eu estivesse ousando demais. Mas eu sou única que pode entrar e ser responsável por isso. Agora também sei que o mais importante é não me deixar limitar por alguma fórmula.

Vestido: Miu Miu. Sandálias: Aquazzura. Tiara: Messika. Anéis: Messika by Kate Moss e Bulgari.
Foto: Jaume de Laiguana

E durante esta jornada, você sente que alguma vez perdeu alguma coisa, ou se sentiu sobrecarregada pelos sacrifícios que fez para realizar seus sonhos?

Honestamente, nunca pensei no que poderia estar perdendo. Eu me concentro apenas em realizar meus sonhos, e aconteça o que acontecer!

Você tem algum arrependimento?

É claro! Quem não tem nenhum? Porém, a verdade é que prefiro me arrepender do que fiz do que do que não tive coragem de fazer.

Que conselhos lhe deram em casa?

Deus e família antes de tudo.

Como a grande estrela e a pessoa privada coexistem em você?

Nunca me senti como duas pessoas diferentes, uma no palco e outra na vida real. Eu não desempenho um papel na frente de uma plateia. Eu sou sempre eu mesma, onde quer que eu esteja. Eu não poderia ser outra coisa senão sincera e verdadeira comigo mesma.

Vestido: Etro. Pingente e brincos: Bulgari.
Foto: Jaume de Laiguana

Quem a ensinou a ser quem ela é, ou a saber quem ela queria ser?

Foram meus pais que me moldaram mais do que qualquer outra pessoa; são e sempre serão minha maior referência.

Aos 21 anos teve a sorte de conhecer o escritor Gabriel García Márquez, seu compatriota, com quem manteve ao longo dos anos uma grande amizade. A troca de confidências com um vencedor do Prêmio Nobel também influenciou você?

Ele representou a Colômbia para muitos de nós, colombianos, assim como para estrangeiros que, graças às suas obras, conheceram a magia do meu país. Nunca conheci ninguém que pudesse criar tamanha magia com palavras. Passar tempo, compartilhar ideias com ele tem sido um dos maiores privilégios da minha vida.

Você acha que foi esta combinação de raízes, estilos e personalidades que deu origem ao carácter híbrido da tua obra musical?

Sim, e sempre foi assim. Venho criando essa fusão há muitos anos, mas sinto que os gêneros estão se misturando cada vez mais agora que nos encontramos vivendo em um mundo onde as fronteiras quase não existem mais.

Vestido: Dior. Anel: Bulgari.
Foto: Jaume de Laiguana

Ela criou sua própria marca. Além de ser uma das mulheres mais fortes e influentes do cenário musical atual, ela personifica um novo modelo de empresária. Como ela mantém o equilíbrio entre arte e negócios?

As pessoas ao meu redor nem sempre concordam comigo. Um conselho: se ninguém te disser que você está errado, procure novos companheiros, pois nenhum de nós é infalível e a troca de ideias e opiniões é fundamental para obter os melhores resultados.

Você se considera feminista?

Claro que sim. Acredito na igualdade de oportunidades; nós mulheres devemos poder abrir as mesmas portas que os homens, até porque somos mais capazes.

Ela abre as portas a partir de sua música, desde que escreve suas letras. Onde você encontra inspiração?

Geralmente vem nos momentos diários e nas reflexões que faço quando não consigo dormir. As letras quase sempre chegam a mim em segmentos que formam o núcleo, e o resto eu escrevo em torno desse conceito. Às vezes a melodia aparece primeiro e depois a melodia influencia o que eu escrevo.

Vestido: Carolina Herrera. Brincos: Messika by Kate Moss. Colar: Bulgari. Sapartos: Christian Louboutin.
Foto: Jaume de Laiguana

Você escreve muito sobre você?

Claro, às vezes escrevo sobre mim e minhas experiências pessoais! No entanto, é inegável que as mulheres de todo o mundo também compartilham experiências universais.

Você já pensou sobre o efeito das letras de suas músicas ou de suas declarações públicas?

Não enquanto estou escrevendo, porque sempre tentar escrever algo profundo seria um obstáculo para a criatividade. Mas quando vejo quantos fãs se identificam com minhas letras, é sempre um bom testemunho, uma confirmação de que estou fazendo algo que vale a pena.

Vestido: Versace.
Foto: Jaume de Laiguana

O que a passagem do tempo te ensinou?

Acredito que a passagem do tempo é a única constante em nossas vidas, gostemos ou não… Por isso tento aproveitar ao máximo cada momento.

Sem dúvida, com sua música e sua abordagem da vida, ela é uma fonte de inspiração. O que você diria a todas aquelas mulheres que pedem para serem donas de seu próprio destino?

Eu diria a elas que nós, mulheres, temos muito mais poder do que pensamos. Nós apenas temos que segurá-lo. Acreditar em nós mesmas, em nosso julgamento e em nossas habilidades.

Macacão: Jumpsuit, Fernando Claro. Botas: Elisabetta Franchi.
Foto: Jaume de Laiguana
Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,700SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS