A MTV anunciou ontem (28) que Shakira será homenageada com o Michael Jackson Vanguard Awards na cerimônia de entrega dos VMAs este ano. O reconhecimento é dado a artistas que impactaram a indústria fonográfica com seus trabalhos audiovisuais. Já foram homenageados nomes como Madonna, The Beatles, Rihanna, Beyoncé, Rolling Stones e Britney Spears, apenas para citar alguns. Shakira vai ser a primeira artista nascida na América Latina a receber a distinção em uma cerimônia que vai celebrar sua exitosa carreira na noite do próximo dia 12 de setembro. Nos últimos anos, os vencedores do Vanguard têm subido ao palco não só para receber o Astronauta de Ouro, mas também para performar um medley de seus maiores sucessos. Isso tornou o Vanguard um dos prêmios mais cobiçados da temporada de premiações por fãs do mundo todo. A MTV, realizadora do VMA, já anunciou que Shakira fará uma performance inovadora, com direito aos icônicos movimentos de quadris da cantora. Afinal seus hips don’t lie.
A escolha por Shakira como vencedora do Vanguard este ano chega como a cereja do bolo para um movimento de retomada de protagonismo na carreira pela colombiana. Após um hiato de quase dez anos longe dos palcos das premiações, a cantora começou 2023 disposta a reassumir seu posto de estrela global. Ela já foi homenageada como “Mulher do Ano” pela Billboard e como “Agente de Cambio” (Agente de Mudança) nos Prêmios Juventud este ano, por seu legado musical e seu trabalho filantrópico. E isso parece ser apenas o reflexo do sucesso massivo que a cantora latina tem experimentado nos últimos meses com seus lançamentos musicais. Só esse ano, ela já alcançou o #1 lugar nas paradas do Spotify Global duas vezes, sendo a única artista latina a consegui-lo na história até o momento. E seus recordes não param por aí. Ela ganhou nada menos do que 14 guinness records com sua faixa “Shakira: Bzrp Music Sessions Vol. 53”, em que narra sem papas na língua o episódio de sua separação com o ex-jogador do Barcelona, Gérard Piqué. Com a faixa, ela também se tornou a primeira cantora latina a ter uma música inteiramente em espanhol no Top 10 (#9) da Hot 100 da Billboard, a principal parada de singles dos EUA, feito que ela repetiu meses depois, com TQG (#7), sua parceria ao lado de Karol G. Seus outros lançamentos recentes como Te Felicito, Monotonía, Acróstico e Copa Vacia também acumulam milhões de reproduções nas plataformas de streaming, colocando a colombiana como uma das 20 artistas mais exitosas do momento.
Mas além de celebrar o sucesso atual de Shakira, o Vanguard é um reconhecimento pelo legado deixado por sua trajetória musical. E não é a toa. Na maior plataforma de vídeos musicais do planeta, o Youtube, a cantora é a segunda artista feminina com o maior número de visualizações dos vídeos em seu canal. São quase 30 bilhões de visualizações em seus vídeos. O clipe de Waka Waka (This Time for Africa), seu hino para o Mundial da África do Sul de 2010, caminha a passos largos para assumir o posto de vídeo feminino mais visto de todos os tempos, acumulando mais de 3 bilhões de reproduções. Além dos números expressivos, sua videografia está repleta de clipes icônicos que marcaram a música pop e inspiraram uma geração de artistas e fãs no mundo inteiro. De “Whenever, Wherever” a “She Wolf”, de “La Tortura” a “Chantaje”, de “Ojos Así” a “Underneath Your Clothes”.
“Shakira é uma verdadeira força global que continua a inspirar e influenciar as massas com sua habilidade musical única. Ela é uma pioneira para as mulheres em todo o mundo e uma das primeiras artistas a liderar a globalização da música latina”, disse Bruce Gilmer, produtor executivo do VMA. A performance da cantora e a entrega do Vanguard no VMA este ano acontecem no próximo dia 12 de setembro, no Prudential Center, em Nova Jérsei (EUA). No Brasil, a cerimônia de entrega do VMA será transmitido pela MTV. Além de receber o Vanguard, a colombiana concorre em três categorias, em um total de quatro indicações este ano. Shakira concorre aos prêmios de “Artista do Ano”, “Melhor Colaboração” com TQG ao lado de Karol G e “Melhor Vídeo Latino” com TQG e Acróstico. Para votar, clique aqui.