“Será um lançamento enorme”, diz diretora da Billboard sobre o novo álbum de Shakira

Em recente matéria publicada pela Pop Sugar, Shakira foi aclamada como a artista latina do ano, ressaltando a relevância e o sucesso de seja mais recentes lançamentos. Tendo superado um recente e conturbado término, a cantora soube como ninguém ganhar dinheiro e atingiu um novo pico em sua carreira trazendo em seus projetos letras que empoderam mulheres e retratam através de sua arte a superação de um momento delicado.

Com lançamentos lançamentos como “Te Felicito”, “Monotonía”, “Bzrp Music Sessions, Vol. 53” e “TQG”, a colombiana passou sua mensagem e agradou não só aos fãs, como também aos críticos de música, como é o caso de Leila Cobo. Conforme revelado na matéria, a jornalista e diretora de conteúdo da Billboard Latin-Español se demonstrou muito empolgada não apenas com os lançamentos recentes, mas também deu pistas de que próximo álbum de Shakira será um lançamento enorme, e espera que ele alcance o topo da Billboard 200, a principal parada de álbuns dos Estados Unidos.

Confira abaixo a matéria completa traduzida na íntegra com exclusividade pelo Shakira Brasil:

A cantora colombiana Shakira é frequentemente chamada de Rainha da Música Latina. É creditada como a pioneira que ampliou o alcance global dos cantores de música latina. Desde sua separação com o ex Gerald Piqué em junho de 2022, Shakira tornou-se uma artista ainda mais forte, lançando vários sucessos, incluindo “Monotonía” e sua diss track histórica “Bzrp Music Sessions, Vol. 53”. Shakira também recebeu vários prêmios e está indicada para vários prêmios Latin Grammy este ano.

Não há como negar que 2023 se tornou o ano de Shakira. Através desta coleção de histórias, estamos homenageando o sucesso atual de Shakira, de onde ela começou e o impacto que continua a ter na comunidade latina.

Shakira tornou-se inabalável. Com mais de 30 anos de carreira musical, a ícone pop colombiana permanece no topo do mundo. Apesar de ter passado por momentos desafiadores em sua vida, incluindo uma separação muito pública com Gerard Piqué, Shakira canalizou essas dificuldades em seus maiores sucessos até agora.

“Ela canta em espanhol em ‘Bzrp Music Sessions, Vol. 53’: ‘As mulheres não choram mais, as mulheres faturam.’ Com sete indicações no Latin Grammy Awards deste ano, incluindo três históricas na categoria de música do ano, a rainha da música latina não está deixando sua coroa escapar.”

“O sucesso dela no último ano é um testemunho de sua longevidade, sua contínua evolução como artista e a dedicação inabalável de seus fãs”, diz Jesús Triviño Alarcón, diretor sênior de relações industriais e Latin global da Tidal, à POPSUGAR.

O impacto de Shakira na globalização da música latina é indelével. Ela conquistou a América Latina com seu álbum “Pies Descalzos” em 1995 e provou que seu talento não se limitava a um gênero com “Dónde Están los Ladrones?” em 1998. Shakira então fez a transição em 2001 com seu primeiro álbum em inglês, “Laundry Service”. Em vez de depender apenas do inglês para deixar sua marca, ela trouxe sua nova audiência global para apreciar sua música e arte em espanhol com “Fijación Oral, Vol. 1” em 2005.

A colega colombiana Leila Cobo, diretora de conteúdo da Billboard Latin-Español, tem documentado os sucessos de Shakira desde o início, incluindo em seu livro de 2021 “Decoding ‘Despacito’: An Oral History of Latin Music”.

“Eu acho que os grandes sucessos dela refletem o que Shakira pode fazer quando está completamente focada em sua música e em seus projetos”, diz Cobo. “É um estado de espírito no qual ela não estava há uma década, e seu sucesso é um reflexo do que pode acontecer quando ela está 100% comprometida com a música.”

Apesar de estar em alta, incluindo ser uma das atrações principais do show do intervalo do Super Bowl em 2020 com Jennifer Lopez, Shakira admitiu a Cobo na Billboard Latin Music Week do mês passado que sua carreira passou por um período de estagnação enquanto morava em Barcelona. Ela se mudou para lá em 2013 com Piqué para criar seus filhos, Milan e Sasha. Shakira ainda lançou grandes sucessos durante esse tempo, incluindo “Can’t Remember to Forget You” com Rihanna e “Chantaje” com Maluma. Mas ela revelou que se sentia “sozinha” e “desmotivada” durante esse período.

“Ela diz que tinha outras prioridades, seu parceiro e seus filhos, e estava morando em Barcelona, que não é um centro musical”, diz Cobo. “Foi difícil para ela deixar os filhos e assumir a exigente tarefa de ser uma estrela da música.”

Em abril de 2022, Shakira deu a entender algo dando errado em seu relacionamento com Piqué na música de separação “Te Felicito”, que a colocou de volta ao topo das paradas. Infelizmente, em junho, alegações de infidelidade na música pareciam ser verdadeiras quando Shakira e Piqué anunciaram a separação. Ela usou sua música como meio de processar e se curar da desilusão amorosa na vulnerável balada de bachata “Monotonía” com Ozuna. A emocional faixa disparou para o 3º lugar no Hot Latin Songs da Billboard.

O ano de 2023 se mostrou como o ano do renascimento de Shakira quando ela decidiu não economizar em suas músicas seguintes. Em janeiro, ela se juntou ao produtor argentino Bizarrap para o hino “Bzrp Music Sessions, Vol. 53”. Shakira despedaçou seu ex na letra e também pareceu mencionar Clara Chia Marti, a mulher com quem Piqué supostamente a traiu. Seguindo o conselho de seu filho Milan para gravar com Bizarrap, Shakira levou seu som a novos lugares e alcançou o 9º lugar na parada geral Billboard Hot 100.

“Shakira tem sido surpreendentemente franca em sua abordagem à música neste momento”, explica Cobo. “Muitos artistas falam em metáforas; ela tem sido muito direta em sua mensagem. O interessante é que essas situações muito pessoais ressoaram com muitas pessoas.”

Ao encerrar esta saga épica de músicas, Shakira dividiu os holofotes com outra latina, a superestrela colombiana Karol G. As duas se uniram para a colaboração poderosa “TQG”, na qual cantam sobre como a vida era muito melhor sem seus ex (Piqué no caso de Shakira e Anuel AA no caso de Karol G). Shakira conquistou o segundo sucesso no top 10 da parada Hot 100 este ano com Karol G, quando a música atingiu o 7º lugar. O poder combinado delas também complementou um momento histórico na carreira de Karol G. Em março, ela se tornou a primeira mulher a estrear em 1º lugar na parada Billboard 200 com um álbum todo em espanhol, quando “Mañana Será Bonito” atingiu o topo.

“Mesmo quando [Shakira] gravava suas partes, eu sempre estava no set porque não queria perder nenhum momento… Lembro-me de toda a carreira dela… E pensei, ‘Ela é uma lenda, e ela está aqui comigo'”, disse Karol G à POPSUGAR em fevereiro sobre trabalhar com Shakira. Shakira, que ganhou vários prêmios Grammy e Latin Grammy, pode adicionar mais alguns à sua coleção. Antes do Latin Grammys em 16 de novembro, ela fez história como a primeira artista a ter três músicas indicadas para a mesma categoria de música do ano.

Ela está concorrendo com “Bzrp Music Sessions, Vol. 53”, “TQG” e “Acróstico”, que conta com a participação de seus filhos cantando com ela. Tendo se mudado para Miami com eles, Shakira continua a lançar sucessos, incluindo o corrido “El Jefe” com o grupo mexicano-americano Fuerza Regida e a sensual “Copa Vacía” com o galã colombiano Manuel Turizo.

“Estou muito animada com o próximo álbum dela”, diz Cobo. “Será um lançamento enorme, e acredito que também pode liderar a parada Billboard 200. Também estou empolgada pelo fato de que ela gravou tudo em espanhol no último ano. Isso é um impulso enorme para a música latina.”

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

1,500FãsCurtir
1,000SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
228,400SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS