Cantora se apresentou no maior reduto latino dos EUA, em duas noites seguidas, em um dos palcos mais emblemáticos de sua carreira
Quando subiu ao palco montado na American Airlines Arena, Shakira sabia que seriam duas noites especiais. Miami tem sido, ao longo da carreira da artista, um dos seus públicos mais fiéis e apaixonados. A cidade é uma espécie de Meca da música latina. Ela está para o gênero nos EUA, assim como Nashville está para o country. E Shakira é sua artista mais ilustre. Ao longo dos seus mais de 20 anos de carreira, ela tem sido o principal nome da música latina no mundo e seus dois concertos na cidade foram apenas uma mostra disso.
A colombiana empolgou o público, que lotou a arena na sexta-feira (17) e no sábado (18), com os maiores sucessos de sua carreira. Ela passeou por toda sua trajetória artística, privilegiando os sucessos de seu álbum mais recente, “El Dorado”.
Miami é a única cidade dos EUA que acompanhou de perto todas as fases de Shakira. Desde sua primeira turnê Pies Descalzos, quando ela tocou pela primeira vez na cidade em 1997 para um público modesto de 5 mil pessoas, passando pelas turnês Anfíbio (2000), do Mangusto (2003), Oral Fixation (2006) e Sale el Sol (2010), até o momento apoteótico de sua turnê El Dorado, agora como uma artista consagrada e diante de um público cerca de seis vezes maior que da primeira vez.
Agora Shakira é mãe e muita coisa mudou desde a primeira vez na cidade. O cabelo escuro deu lugar a cachos loiros volumosos que guardam um pouco de nostalgia dos seus tempos de estrela do rock, mas com uma imagem renovada. Seu repertório está exponencialmente maior, o que explica uma multidão incrivelmente variada acudindo aos shows, desde os mais jovens cantando “Me Enamoré” em uníssono até o simpático vovô Arcelio, que foi flagrado dançando ao som de “Hips Don’t Lie” nas arquibancadas.
Ésto es de lo mejor que he visto!! Qué lindura!!! Shak #Repost #abueloarcelio on instagram.
・・・
My 90 year old hips don't lie🕺🏻 #ShakiraMiami pic.twitter.com/XNrXVv8Uds— Shakira (@shakira) August 18, 2018
Na plateia, além de seus fãs que foram chegando ao longo de várias eras, estavam pessoas importantes para a cantora, o que deixou sua passagem por Miami ainda mais especial. Família sempre foi um fator determinante para a artista , portanto, a presença de seus pais, Wiliam e Nydia, e de seus irmãos Tonino e Edward, foram mais que especiais. Além deles, estavam na arena o cantor Alejandro Sanz, com quem já colaborou em 2005, e seu amigo e produtor de longa data, Luís Fernando Ochoa. Ochoa é o compositor de vários temas que Shakira cantou nas duas noites. Das 22 músicas do repertório, oito foram compostas por Shakira em parceria com ele.
Luis Fernando Ochoa ao lado de Alejandro Sanz nos bastidores do show de Shakira.
A colombiana também recebeu a visita de sua amiga e ex integrante de banda Olgui Chirino, que não a acompanhou na sua atual turnê por causa do nascimento do seu pequeno filho, John William.
Se na plateia o clima era de saudosismo e empolgação, no palco Shakira estava plena de si e retribuiu o carinho do público com um show repleto de energia. Um dos momentos mais marcantes foi quando a cantora pegou uma bandeira da Colômbia dos membros do seu fã clube de Bogotá, que estavam na arena, e a exibiu com orgulho para a cidade, que é o maior reduto latino do mundo, fora da América Latina.
Um concerto AAA
A American Airlines Arena (AAA) é um palco que traz boas memórias à colombiana. Em 2006, ela se apresentou no recinto em cinco noites com ingressos esgotados, marcando um recorde que até hoje não foi quebrado. Na ocasião, ela ainda recebeu as chaves da cidade, das mãos do então prefeito Many Diaz. Os shows da artista pela Oral Fixation Tour na cidade foram imortalizados com a gravação de um DVD, que recebeu Disco de Platina no Brasil por suas altas vendas. Em 2010, a cantora voltou a se apresentar na arena, em jornada dupla, marcando seus shows ao vivo como os eventos de música mais imponentes e importantes da cidade.
Na American Airlines Arena, Shakira entregou mais um espetáculo com conceito AAA. Ela incendiou o público de Miami com sua presença de palco, hits empolgantes, seu balanço de cadeiras e sua energia que não encontra pares. Não há dúvidas de que Miami sempre terá um lugar especial nas turnês da colombiana.
Shakira segue com sua El Dorado World Tour pelos EUA. Na próxima semana ela toca no estado do Texas, com apresentações marcadas em Dallas (21), Houston (22) e San Antonio (24).