Como grande homenageada do VMA 2023 e receptora do Vanguard Video Award, já era natural que muita atenção recaísse sobre Shakira, e não seria diferente com seus visuais.
Para o look da apresentação, um medley que a coroaria como receptora do prêmio honorário da noite, Shakira usou um macacão segunda pele feito pela empresa Ren Raixi. Inicialmente a ideia surgiu a partir de uma luva, que logo se transformou num conjunto de três peças composto ainda por um body e leggings mas que ao longo das provas e testes se transformou em uma única peça.
Por cima, a colombiana usou um conjunto de top e saia em malha de metal cravejado com cristais swarovski. As duas peças foram feitas sob medida pelo designer belga Ludovic de Saint Sernin com a colaboração da Michael Schmidt studios para a confecção da saia de franjas, que desta vez foi feita com liga metálica destacável do restante do look.
Para o restante dos looks, o stylist Nicolas Bru trabalhou em parceria com a casa Versace, vestindo Shakira com duas peças feitas sob medida.
No tapete rosa, ela usou um vestido feito em uma malha metálica dourada de caimento leve que é uma das marcas registradas da casa de moda italiana. Assim, a peça se integra à coleção Oroton, que compila todas as peças já feitas com este material ao longo de mais de vinte anos.
O vestido foi completado com jóias de diamante da grife Messika.
Para o segundo look da noite, ela usou um vestido em seda azul-claro cheio de recortes assimétricos que traziam mais uma das marcas registradas da Atelier Versace, os alfinetes metálico gigantes.
Para os dois vestidos ela usou o mesmo par de sapatos: saltos plataforma dourados da grife Jimmy Choo.