10 fatos sobre o álbum homônimo de Shakira que completa 4 anos hoje

Shakira é uma artista com um repertório extenso e eclético, que conquistou admiradores ao redor do mundo ao longo de sua carreira. Boa parte desse sucesso se deve justamente a seu ecletismo e sua forma única de fundir ritmos e se apropriar deles como se os tivesse inventado. Com seu nono disco de estúdio não foi diferente. Justamente por não ter um conceito estético e resgatar essa mistura de elementos rítmicos que a caracterizam, a colombiana resolveu batizar o disco com seu próprio nome.

Hoje (25) essa obra-prima de sua discografia completa quatro anos de vida. E para celebrar esse aniversário, nós lembramos 10 fatos curiosos que ajudaram a tornar esse álbum um disco único para os fãs. Relembre conosco.

01 – Mais de 1 milhão de Cópias Vendidas

A estimativa é que o álbum de Shakira já tenha ultrapassado 1 milhão de cópias vendidas ao redor do globo. Segundo a IFPI e a PROMUSICAE, em relatório divulgado no início de 2015, o disco da colombiana foi o 41º mais vendido do ano anterior, ultrapassando as 900 mil cópias vendidas em todo mundo.

02 – Diamante na Colômbia

Êxito garantido em seu país natal, os trabalhos de Shakira sempre apresentam ótimo desempenho na Colômbia. Com seu álbum homônimo não foi diferente. Ele recebeu Disco de Diamante em 2014, por suas mais de 200 mil cópias vendidas. Os dados são do renomado jornal britânico Telegraph.

03 – Disco de Ouro na Argentina logo no 1º dia de Vendas

Sucesso na América Latina, o 9 álbum de estúdio da colombiana foi um verdadeiro estouro na Argentina. O álbum homônimo ganhou disco de Ouro já no seu primeiro dia de vendas no país, ao superar as 20 mil cópias vendidas.

04 – #2 no Brasil

Na semana de 03 de maio de 2014, o disco atingiu seu pico na parada de álbuns do Brasil. O álbum de Shakira ficou na segunda colocação entre os discos com melhor desempenho no país naquela semana, atrás apenas do CD de Gustavo Lima, Do Outro Lado da Moeda.

05 – Melhor Debut de Shakira na Billboard 200

Seu álbum homônimo de 2014 lhe rendeu sua melhor posição no Chart de álbuns da Billboard. O disco estreou na lista em segundo lugar, atrás apenas da trilha sonora do filme Frozen. O álbum vendeu 84 mil cópias na primeira semana nos EUA.

06 – Primeiro álbum sob o selo Live Nation e Roc Nation

Esse foi o primeiro disco de Shakira sob o selo de sua nova gravadora, a Live Nation. Distribuído pela Sony Music, através da RCA e Sony Latin, o álbum teve todo o projeto de marketing elaborado pela Roc Nation, cuja uma das ações foi a parceria de exclusividade com a varejista Target. O acordo previa 3 faixas bônus para a edição exclusiva da Target e rendeu à colombiana cerca de US$ 7 milhões.

07 – Incursão no Country Music

Pela primeira vez Shakira incluiu no seu repertório uma faixa com características do country norte-americano. Com a ajuda dos compositores de Nashville, Hillary Lindsey e Mark Bright, a colombiana escreveu Medicine. A faixa contou com os vocais do, então seu amigo de The Voice, Blake Shelton.

08 – Dare La La La e a Copa do Mundo

Shakira incluiu em seu álbum a faixa Dare (La La La) composta e gravada em 2012. A ideia era lançar o álbum ainda naquele ano, mas o projeto, que teria uma pegada mais eletrônica, foi adiado em função da primeira gravidez da cantora. A artista ainda fez uma versão especial da faixa para o Mundial do Brasil. A música, que não era a canção oficial do evento, fez tanto sucesso que Shakira foi convidada para performá-la na final do torneio, no estadio do Maracanã. A final da Copa no Brasil é até hoje um dos eventos da TV mais assistidos no mundo.

 

09 – Parceria com Rihanna

O primeiro single do álbum foi uma parceria eletrizante com Rihanna. Curiosamente, essa foi a primeira vez que Shakira fez uma parceria com outra artista feminina para um de seus álbuns. Ela já havia colaborado com Beyoncé e Ivete Sangalo, mas as músicas haviam sido produzidas para os projetos das respectivas cantoras.

10 – Cantando em Catalão

Shakira sempre se sentiu confortável em explorar novos idiomas em suas canções. A artista já cantou faixas inteiras ou trechos em francês, alemão, árabe, hebraico e português, além do inglês e espanhol. Em seu álbum homônimo, Shakira resolveu incursionar no Catalão, em homenagem a seu companheiro Gerard Piqué. A colombiana gravou uma versão da música Boig per tu. Apesar de uma certa controvérsia, em função da questão separatista da Catalunha, a faixa foi bem recebida pelos espanhóis e rendeu à Shakira um dos 8 números #1 que a cantora possui no país. Boig per tu alcançou o posto mais alto do Chart oficial do país (Promusicae) na semana 13 de 2014.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,700SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS