Gravadora de Shakira nos EUA troca de Presidente

A Sony Music Latin, divisão latina da Sony nos EUA, anunciou na última segunda-feira (28) uma mudança importante na sua cadeia de comando. O até então Diretor de A&R , Alex Gallardo, assume a Presidência, no lugar de Nir Seroussi. A companhia é a atual casa discográfica de Shakira, debaixo de um complexo contrato 360º, que envolve ainda a Live Nation e a RCA. A mudança impacta diretamente a carreira da colombiana, que ainda tem planejado o lançamento de novos projetos pelo selo.

Gallardo é um velho conhecido de Shakira. Ele já trabalhou no A&R de alguns álbuns da artista. O A&R (Artistas e Repertório) é um setor de uma gravadora responsável pela descoberta de novos artistas. No caso de estrelas já consolidadas como a colombiana, o foco é supervisionar o desenvolvimento artístico, sessões de gravação, encontrar produtores adequados e analisar tendências de mercado no que tange ao repertório. Em comunicado à imprensa, Shakira chamou o novo Presidente de “profissional” e que “está em contato com a paisagem musical e entende os artistas”.

A Sony é hoje a gravadora mais exitosa no segmento latino nos EUA, segundo a Nielsen Music. Shakira é a sua principal estrela, com seu último álbum em espanhol sendo o mais exitoso do selo em nível e projeção mundial. Nos EUA ele brigou de igual para igual com os trabalhos de Ozuna, Nicky Jam e Romeo Santos, artistas latinos que mais vendem discos no país atualmente. Até o o momento, El Dorado possui certificação Diamante ( a mais alta) no programa latino da RIAA por suas 600 mil cópias equivalentes vendidas.

Os próximos passos da carreira artística da colombiana estão intrinsecamente relacionados com a mudança na direção de sua casa discográfica. A julgar pelo entrosamento de Shakira com seu novo chefe, podemos apostar em lançamentos que vão abalar a indústria fonográfica e logo.

Os chefes de Shakira

Shakira é uma estrela global e por isso, diferente da maioria de nós relés mortais, não possui um contrato convencional de trabalho. No entanto, isso não quer dizer que a colombiana não tenha um “chefe”. Na verdade, ela tem vários. Existem algumas pessoas em altas cadeias de comando do show business a quem a colombiana deve reportar suas ações laborais e artísticas. O SBR fez uma pequena lista dos poderosos chefões que comandam a carreira da cantora e são responsáveis por manter o seu talento sempre em alta no mundo dos negócios.

Alex Gallardo
Como já mencionamos nessa reportagem, Gallardo é o Presidente da gravadora de Shakira. Portanto, todos os lançamentos da colombiana serão reportados a ele. A frente da direção artística da companhia nos EUA, é ele quem vai definir a nova cena musical da colombiana e, principalmente, quando novo material dela poderá ser editado.

 

 

Afo Verde
Afo Verde é o CEO da Sony Music Entertainment Latin America Iberia. Ele é o responsável por todas as operações dos artistas dos selos Sony no segmento latino dos EUA, na América Latina, além de Portugal e Espanha. As estratégias e cronogramas de lançamento de Shakira nesses mercados partem do aval dele. Ele foi o grande responsável por unir a colombiana a jovens astros da música latina em El Dorado, focando em uma visão de mercado que deu certo.

 

Peter Edge
CEO da RCA. Se a colombiana resolver lançar um novo trabalho discográfico em inglês, deverá se reportar a Edge. “Shakira é uma artista e um ser humano extremamente talentosa, com habilidades incríveis de composição, um estilo vocal único e incomparável e uma qualidade estelar sensacional. A parceria da RCA com a Sony Latin Iberia fortalecerá nossa capacidade de alcançar novos fãs e abraçar seu apelo mundial já maciço.”, disse o CEO após seu primeiro trabalho com a colombiana.

 

Doug Morris
Ele é o poderoso chefão de Shakira no que tange à gravação. O cara está acima de Gallardo ,Verde e Edge, pois é o Presidente Global da Sony Music. “Shakira é uma super estrela de fama mundial e um talento surpreendente. Estamos muito contentes porque ficará com a família Sony Music. Foi uma batalha complicada e a concorrência era enorme”, disse Morris na época do lançamento do primeiro álbum da colombiana com o selo RCA/Sony Latin Iberia.

 

Michael Rapino
Deixando um pouquinho os direitos autorais de lado, todo o resto que envolve a carreira de Shakira é reportado a Michael Rapino. Ele é o CEO da Live Nation, que detém hoje os direitos globais da cantora no que tange à patrocínio, marketing, merchandising, redes sociais, direitos de imagem, e turnê. “Nesta indústria todo mundo quer um pedaço de você. Essa forma metafórica do canibalismo moderno é compreensível, mas é precisamente por essa razão que você pode confiar apenas em algumas [pessoas]; e apenas algumas são capazes de deixar uma marca. Michael Rapino tem sido uma dessas pessoas muito seletas, com as quais eu me sinto verdadeiramente abençoada por ter coincidido neste momento. Eu o respeito pelo empresário inteligente e estrategista que ele é, mas eu particularmente o admiro por sua humanidade. Quando eu estava em uma encruzilhada em minha carreira, ou passando por tempos difíceis – como recentemente com minha lesão nas cordas vocais – fui até o Mike e saí não só com conselhos sensatos, mas o mais importante, com a certeza de que não estava sozinha naquele momento”, disse Shakira no início do ano passado sobre chefe.

 

Jay-Z
Não, ele não é chefe da Shakira, apesar de ser o Presidente da Roc Nation. A companhia cuida apenas do marketing e gerenciamento artístico da colombiana, como contratada. Assim, a Roc Nation atende as exigências de Shakira e não o contrário.

 

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,600SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS