Don’t Bother: Índia é a responsável por viralizar vídeo de Shakira no Youtube

SBR cruzou os dados de duas plataformas de monitoramento e chegou a origem do misterioso boom de visualizações do clipe de “Don’t Bother”

Da Redação – Os números impressionam. Foram quase 10 milhões de visualizações nos últimos 7 dias do vídeo da faixa “Don’t Bother”, presente no disco Oral Fixation Vol. 2 (2005) de Shakira. A cifra causa espanto por se tratar de um vídeo musical publicado há uma década. (O clipe foi lançado na plataforma em 2009). As 9,2 milhões de reproduções, número oficial da plataforma do Youtube, correspondem a cifras de lançamentos de faixas inéditas com alto desempenho. O feito causou frisson na comunidade de fãs da artista e até a própria Shakira se mostrou surpresa com a performance do clipe. Ninguém soube explicar o motivo do material figurar na lista dos mais populares da plataforma anos depois de seu lançamento. Isso até agora. O Shakira Brasil obteve acesso aos relatórios de tráfego online do vídeo e após uma análise dos números lança luz sobre esse mistério.

 

A Índia é a grande responsável pelo sucesso global do vídeo. No dia 21 de setembro, quando o material teve o seu pico de visualizações até então, o país asiático foi o que apresentou maior número de views absolutos. Das 3,7 milhões de reproduções do vídeo da faixa, quase 1,5 milhão vieram da Índia. Isso corresponde a mais de 40%. Nos últimos sete dias, o país deu 5,5 milhões de views ao canal oficial da cantora no Youtube, dos quais 2,92 milhões foram para Don’t Bother. As informações são do próprio Youtube.

Nos últimos sete dias clipe de Don’t Bother teve quase 3 milhões de views apenas na Índia.

Uma análise mais minuciosa dos dados aponta que o clipe começou a crescer no dia 17 de setembro. Até então, ele apresentava um padrão de visualizações baixo. Mas a partir do dia 17, as reproduções triplicaram e vem apresentando crescimento vertiginoso.

Gráfico mostra evolução nas visualizações do canal de Shakira no Youtube nos últimos sete dias.

Ciente de que o boom de visualizações partiu do país asiático, nossa redação vasculhou sites de notícias indianos com o propósito de encontrar algum indício que explicasse esse aumento repentino. Não encontramos uma prova factual de causalidade, mas uma notícia publicada exatamente no dia 17 na imprensa indiana e global pode ser o motivo que desencadeou os cliques em massa no clipe de Shakira. Na última terça-feira (17), a banda U2 anunciava o seu primeiro concerto na Índia. A notícia causou burburinho no país e em todo sudoeste asiático e ela fazia menção ao emblemático show que a colombiana havia feito em 2007 em Mumbai. Uma das faixas performadas na Oral Fixation Tour era justamente “Don’t Bother” e uma busca nos sites de pesquisa locais pela apresentação podem ter direcionado ao vídeo, fazendo com que o mesmo viralizasse. Shakira é muito popular no país, o que justificaria um grande volume de pesquisas pelo seu concerto de 2007. Não descartamos outras causas para o vídeo ter se disseminado no país. Se o motivo é esse ou não, a verdade é que partiu da Índia toda essa comoção com o clipe.

Até a semana passada, o país figurava na 5ª posição entre os que mais geravam visualizações ao canal oficial da cantora no Youtube, atrás de México, EUA, Argentina e Brasil. Essa é uma tendencia que se repetiu semana a semana, mês a mês durante um ano.  No entanto, esta semana pela primeira vez a Índia assumiu a vice-liderança do ranking de países que mais assistem aos vídeos de Shakira semanalmente, com 5,5 milhões de reproduções no canal oficial. Quando isolamos os acessos por cidade, a Índia apresenta 19 municípios entre os 100 que mais assistem a artista na plataforma. Na semana passada, esse numero era menos de 10. Nossa equipe verificou que em todas as 19 localidades indianas, o vídeo mais visto esta semana é o de Don’t Bother. Cidades como Hyderabad, Bengaluru e Pune assistiram ao clipe da canção mais de 200 mil vezes cada esta semana. Só a título de comparação, a Cidade do México, que é a cidade que mais assiste a colombiana no Youtube com 1,32 milhão de views esta semana, rendeu a Don’t Bother apenas 28,9 mil visualizações, menos de 3% do total da cidade. Diversas cidades indianas que não chegavam nem a 25 mil reproduções por dia no canal da artista até 16 de setembro, passaram já no dia seguinte a somar mais de 100 mil visualizações apenas em Don’t Bother. A colombiana é atualmente a unica artista estrangeira a figurar no top 20 do Youtube entre os mais vistos diariamente na Índia, apenas com o clipe da faixa.

O fenômeno que começou na Índia, rapidamente se espalhou pela vizinhança asiática, afetada culturalmente pelo gigante de mais de 1 bilhão de habitantes. Países como Bangladesh, Paquistão e Nepal começaram a apresentar crescimento vertiginoso no número de reproduções do clipe e logo outros países de cultura muçulmana como Qatar, Marrocos, Nigéria, Kwait, Emirados Árabes Unidos e Líbano. Apesar de muitos fãs se engajarem em campanhas para aumentar ainda mais a visibilidade do clipe, nenhum país ocidental apresentou números fortemente expressivos de reproduções do clipe. Enquanto a Índia em apenas um dia rendeu quase 1,5 milhão de reproduções, México, EUA, Argentina e Brasil somados não conseguiram essa cifra em uma semana. No México foram 177 mil, contra 216 mil nos EUA e 321 mil no Brasil. Já a Argentina apresentou modestas 45 mil visualizações nos últimos sete dias. Os números, apesar de pequenos se comparados com os da Índia, são razoáveis quando consideramos a idade do vídeo. E mais: são reflexo do sucesso do mesmo na Ásia.  O número maciço de visualizações tem vindo do sudeste asiático, Oriente Médio e alguns países africanos. Isso atesta o poder do alcance global de Shakira e sua faceta multicultural. Com as cifras atuais, não nos parece ilusório acreditar que a Índia, um mercado emergente com enorme potencial para Shakira, vai levar o clipe da faixa aos, antes improváveis, 100 milhões de visualizações.

 

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,700SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS