Os segredos do design de palco multimídia da El Dorado Tour de Shakira

Com o anúncio da exibição do filme concerto da mais recente turnê de Shakira em cinemas do mundo todo, alguns detalhes de produção da série de shows da artista colombiana vão sendo revelados. Ontem (31), a Sila Sveta, uma das empresas de mídia interativa responsáveis pelos efeitos visuais da El Dorado World Tour, publicou um artigo em sua plataforma online “Power of Light”sobre a criação de conteúdo multimídia para o palco de Shakira que rodou o mundo. No Brasil, os fãs da artista puderam ver de perto as projeções criadas para trazer uma atmosfera espetacular em outubro do ano passado, em suas apresentações nas cidades de São Paulo e Porto Alegre. Com o título “Como o design de palco multimídia ajuda Shakira a tornar inesquecíveis suas apresentações no palco”, a empresa revela os caminhos escolhidos por uma equipe multifuncional em cooperação com a própria Shakira até chegar ao resultado final visto na turnê e que poderá ser revisto em detalhes em mais de 2 mil salas de cinema em 60 países no próximo dia 13 de novembro.

Shakira sabe como dar intensidade a  seu jogo de shows ao vivo, empregando de forma hábil espetaculares cenários multimídia. A turnê El Dorado é resultado da parceria de alguns dos mais notáveis ​​mestres da indústria, incluindo profissionais renomados do estúdio de design Vita Motus e artistas de mídia digital do estúdio de mídia interativa Sila Sveta, além do trabalho da Wolves Desing e Syndrome Studios.

A colombiana, cujo nome em árabe significa “cheia de graça”, tornou-se famosa mundialmente por sua música incendiária e sua coreografia sensual. Ela entregou dezenas de hits globais durante sua carreira. A talentosa cantora terminou sua turnê mundial El Dorado em apoio ao álbum com o mesmo nome no final do ano passado, e a série de shows é um grande exemplo de como o design multimídia é tecido na estrutura de palco requintada usada como tela para a turnê sensacional de um artista carismático.

Sila Sveta, que já trabalhou com nomes como Drake, Halsey e J. Cole, foi convidada a se juntar à equipe do projeto para contribuir com a experiência visual geral, desenvolvendo conteúdo multimídia sob medida, inspirado em alguns dos maiores sucessos de Shakira. O conteúdo multimídia de Sila Sveta, criado exclusivamente para várias músicas apresentadas durante o show, completa o design do palco da turnê criado pela Vita Motus – uma empresa de design de produção multidisciplinar que trabalha com os artistas, festivais e marcas mais influentes da atualidade. Aqui está o que eles dizem sobre o projeto:

“O palco El Dorado exigiu escala e presença poderosas para preencher as arenas, enquanto exaltava a silhueta de Shakira. O piso cuidadosamente revestido e o LED do palco transmitem a história do álbum, cada música sendo abordada de maneira humorada e colorida individualmente para compor um todo coeso e agradável ”.

As três mega telas no fundo do palco atuam como pano de fundo universal para o concerto – o conteúdo do palco multimídia e o cenário de iluminação criam um cenário único para cada música. A configuração do palco é estritamente simétrica, mas o formato das telas não é convencional – esse recurso distintivo ajuda a criar uma imagem memorável de todo o show, mas permite flexibilidade suficiente ao mesmo tempo. Outra tela é montada em um longo pódio no chão, proporcionando mais espaço para imagens vívidas.

Trabalhando em estreita colaboração com Vita Motus, responsável pela direção criativa geral do show, além de responder às necessidades do artista, Sila Sveta desenvolveu visuais coloridos que coordenam perfeitamente com o estilo geral do show e respondem ao humor de cada música. Como resultado, a colaboração criativa de várias partes envolvidas na produção do show resultou na criação de uma experiência verdadeiramente inesquecível, uma mistura vívida de música de sucesso sensacional e criatividade de ponta.

Sobre o trabalho desenvolvido para a colombiana, a Vita Motus revelou, com exclusividade para o “Power of Light”, que foram meses abordando visuais específicos que ela queria para cada música. Em função dos prazos, eles contaram com o apoio de escritórios de mídia, como a Sila Sveta, para criar conteúdo e fazer revisões ao vivo durante os ensaios, conforme necessário. O resultado foi um show visual incrível que se tornou uma das turnês mais memoráveis da carreira de Shakira, segundo suas próprias palavras.

Você pode conferir o texto original na íntegra, em inglês, clicando aqui.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
191,000SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

INSTAGRAM FEED

ÚLTIMAS NOTÍCIAS