“Dónde Están Los Ladrones?”: 20 anos do álbum de Shakira que revolucionou a música latina

Fãs compartilham suas histórias e impressões das músicas do álbum que foi um verdadeiro divisor de águas na carreira de Shakira

Há exatos 20 anos, em um dia como o de hoje, Shakira lançava o álbum que revolucionaria sua carreira. Em 29 de setembro de 1998, a colombiana deu à luz ao “Donde Están Los Ladrones?”, um disco eclético, polido e maduro, que catapultou sua carreira e provou em definitivo suas habilidades como artista e compositora.

O álbum é uma mistura de ritmos intensos, que se convergem em uma linha pop e abraça diferentes sons, como o trompete de mariachi, o rock, o soft pop e a música árabe, fruto de sua ascendência libanesa.

“Donde Están Los Ladrones?” nasceu de uma história peculiar. Conforme se contou na época, a cantora voltava de uma de suas viagens à Miami, quando teve uma maleta roubada no aeroporto de Bogotá. Na maleta estavam rascunhos das letras e demos que ela havia produzido para o então indefinido sucessor de “Pies Descalzos”, seu exitoso álbum de 1995. Depois de quase desistir do projeto, Shakira reiniciou o processo de composição que durou 9 meses, reescreveu todas as canções e ainda produziu a emblemática faixa que deu nome ao disco. O sucesso foi imediato. Só no dia do lançamento foram 300 mil cópias vendidas do disco. De acordo com a sua gravadora, só na Colômbia o álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias. O mesmo aconteceu nos EUA e abriu caminho para que Shakira se transformasse na grande estrela global que é atualmente.

Atemporal, o disco continua fazendo sucesso e conquistando diferentes gerações de fãs. Para celebrar o 20° aniversário do álbum, o Shakira Brasil convidou diversos fãs espalhados pelo país para compartilharem suas histórias e impressões sobre as 11 músicas que compõem o aclamado disco.

1 – Ciega, Sordomuda

“Esse álbum é incrível! E “Ciega, Sordomuda” é a definição de como me sinto quando me apaixono por uma pessoa, um objetivo, e quando se trata de Shakira, sigo me apaixonando infindáveis vezes por essa estrela que ilumina minha vida! Ela é a trilha sonora do meu mundo, me faz rir, chorar, dançar e amar. (Cirnanda Fernandes, 38 anos, São Paulo – SP).

2 – Si Te Vas

‘Si Te Vas’ , descreve pra mim o sofrido término de um relacionamento, onde a pessoa que foi embora se arrepende depois. Eu particularmente passei por isso, ao ser trocado não me conformava com a separação e com isso a música representa de uma forma ‘sutil’ que realmente eu era melhor que o relacionamento atual e por fim eu consegui superar essa ‘perda’, ou seja, é sobre superação e dar o devido valor a si mesmo. (Lenon Bezerra, 25 anos, Manaus – AM).

3 – Moscas en La Casa

“Meus dias sem você são tão escuros,
tão compridos, tão cinzas”.
Essa música nunca definiu tanto um momento como que estou passando agora: que é a falta da melhor pessoa que tive na minha vida e que se foi. Shakira mesmo sem saber, sempre expressou em músicas meus sentimentos e pra mim esse álbum é movido totalmente por sentimentos.
“Moscas en la casa” é a expressão de um amor que nunca vai ter um fim. (Gabriela Claro, 21 anos, Rio de Janeiro – RJ).

4 – No Creo

“No Creo” é uma faixa que me marcou muito o ano de 1998, quando do seu lançamento, por ter sido a primeira faixa de divulgação do “Donde Estan Los Ladrones?” no Brasil. E foi justamente a faixa e o álbum, consequentemente, que a consolidou no Brasil, não só como artista conhecida com alguns hits já formados no país, mas mostrou que ela veio realmente para ficar. Também mostra muito a singularidade de Shakira enquanto compositora ao utilizar metáforas, citando figuras importantes da história, como Jean Paul Sartre e Karl Marx, para destacar um amor. Em meio a tantas citações, a tantas descrenças que ela narra, ela acredita no sorriso azul e no olhar de cristal. Então ela se desfaz de tudo para se aliançar a um amor. É uma forma fantástica, uma visão fantástica. E aquilo mostrou que ela, dentre outras metáforas previamente feitas, sabia com inteligência e sagacidade explicar um sentimento da forma mais excêntrica possível. (Lucas Camargo, 33 anos, Guaratinguetá – SP).

5 – Inevitable

Esta canção repercutiu de forma “Inevitable” , no momento no qual eu nem sequer esperava. Mais uma vez a canção de Shakira me envolvia em uma história inesquecível… em meados de outubro do ano de 2013, após um alguém especial ter percorrido mais de 600 km , fugindo de tudo e de todos, me pregava o destino mais uma surpresa. Em uma noite de céu tão estrelado numa praia do sul do Brasil, as 23 h, presenciamos uma lua cheia em chamas que do nada surgiu, ao horizonte do Oceano Atlântico, e desapareceu num piscar de olhos. Corpos deitados na minha canga de Iemanjá, na beira da praia, ao som de “Inevitable” fez com que aos meus 37 anos, pudesse acreditar que ele não seria apenas mais um em minha vida, e que ao sentir o toque da sua boca na minha e nossos corpos tremiam naquele instante senti que ali “o meu mundo parou”, e tudo conspirava para que fosse uma noite inesquecível…e foi. Percorremos até a caminhonete dele, onde me mostrou a instalação de um som lindo e colocou o DVD LIVE FROM PARIS e ali pudemos mais uma vez viver um amor total …o que até instantes atrás era um primo, se tornou o meu único e grande amor… me fez descobrir na vida madura o que era amar e ser amada, como nenhum outro fez. Se é questão de confessar era “INEVITABLE”, parecia ter vivido tudo aquilo , parecia ser uma reprise de vidas passadas, mesmo não entendo nada de futebol , mas sabia preparar um bom café pra ele…a noite foi mágica, eterna e com as tantas outras canções da nossa Shakira que marcaram a nossa união, o noivado e casamento e descobri que é “INEVITABLE” amar mesmo que a minha vida nunca tenha sido fácil… “e sei que ninguém pensa em você assim como eu” é “INEVITABLE” chorar, sentir, sofrer e aprender mas é INEVITABLE” … (Camille Mércio, 42 anos, Porto Alegre – RS).

6 – Octavo Día

A primeira vez que eu ouvi essa música foi no “Live & Off The Record” isto lá no auge dos meus 14 anos , para prestar mais atenção no eu lírico e no que ela passava. É uma das poucas músicas de cunho político que mexem com a minha cabeça: o questionamento sobre o que eu era e o que queria ser. É uma música que me ajudou bastante a refletir sobre o que eu vivo e a realidade que me cerca. Se eu fosse enumerar as vezes que ouvi e me perguntei o porquê de várias coisas e como elas fazem um certo sentido, passarei o dia todo. Uma canção acima do esperado e de uma intelectualidade sem igual. Um hino. Saudade dessa música nos repertórios das turnês. (Neurisson Graciliano, 20 anos, Maceió – AL).

7 – Que Vuelvas

Quando se trata de “¿Donde estan los ladrones?” creio que se torne difícil para qualquer fã ou a quem conhece o trabalho de Shakira escolher uma única faixa. Para mim então se complica em dobro pois se trata do meu álbum favorito pois todas as faixas tem sintonias inigualáveis, talvez, seja exatamente a sintonia da música deferida a mim que me faz gostar tanto dela.

“Que Vuelvas” é uma das músicas mais gostosas do álbum e não passo um dia sem escutá-la, não há como enjoar.

Confesso que quando ganhei o DELL essa era uma das faixas que eu ignorava e só depois de meses que a escutei pela primeira vez, após isso foi um vício total.

A letra da música me faz pensar em uma Shakira jovem não sabendo lidar com o término de um amor adolescente e usando de apelação para não perder o amado, afinal, convenhamos que ela se doa demais em qualquer instante de sua vida, uma das coisas que me encanta nela como artista e pessoa.

Além de tudo, essa foi uma das músicas que me ajudou com a pronúncia correta do espanhol, pois ela é bem fácil e gruda na mente, o ritmo contínuo junto à letra que explode ajuda muito nisso. Aliás a letra dela é bem divertida, se parar e analisar.

Então, estes são motivos que para mim não posso passar muito tempo sem escutar essa incrível canção, sem contar que cantar a frase “mis labios que hace tiempo no besas” é risada na certa. (Flávia Ferazzi, 20 anos, São Brás do Suaçuí – MG).

8 – Tú

Tú é uma das minhas músicas favoritas não só do álbum, mas sim de toda a carreira da Shaki. Tudo nessa música é perfeito! A melodia, os vocais, e principalmente a letra, que pra mim representa muito bem o estilo Shakira de compor. É rica, emocionante, vulnerável, daquelas músicas que te conquistam no primeiro play. Pra mim é impossível ouvir sem lembrar daquele amor que não deu certo, da inquietude e da ansiedade que fazem parte da vida de quem está apaixonado. Fiquei extremamente feliz quando soube que esse hino estava no repertório da El Dorado World Tour e mal posso esperar pra ouvi-la ao vivo. Vai ser uma maneira muito linda de celebrar os 20 anos do DELL, que na minha opinião é seguramente uma das obras primas da carreira. (Danilo Oliveira, 25 anos, São Paulo – SP).

9 – Donde Están Los Ladrones?

Eu me tornei fã da Shak na época dos “Orais”. A partir daí comecei a comprar os álbuns anteriores. “Donde están los Ladrones?” me chamou muito a atenção pois era a música mais rock e com o vocal mais potente. Até então era o estilo que eu mais costumava ouvir. Até hoje, a considero, junto com “Si Te Vas” e “Pies Descalzos”, a melhor canção em espanhol com a pegada mais rock da Shakira. Sem contar a letra que é fantástica. (Daniela Trindade, 35 anos, Osasco – SP).

10 – Sombra de Ti

“Dónde están los ladrones?” é o álbum preferido de 11 entre 10 fãs da Shakira. Isso é fato. Todas as canções são memoráveis, o que torna o disco a obra prima da nossa colombiana. No entanto, uma das canções presentes nessa jóia mexe com meu coração: “Sombra de ti”. Além de estar no topo da minha playlist da sofrência, esse poema musical resume toda a minha vida amorosa: um monte de beijos e lembranças que não saem da minha memória. É só fechar os olhos, tocar a música e elas vêm imediatamente. Só quem sofreu ou sofre por amor sabe o quanto essa música nos toca, penetra pelos poros e atinge nossa alma. Shakira é proprietária da empresa sofrência e “Sombra de ti” prova isso. (Maycon Miliorini, 23 anos, Guarapari – ES).

11 – Ojos Así

“Ojos Así” foi a primeira música ao vivo da Shakira que ouvi, na versão da Turnê do Mangusto. Eu me apaixonei de cara. Gosto desses sons árabes e a música é muito boa para dançar, tem uma energia incrível. Por diversas vezes me pego dançando e tento cantar, sem muito sucesso, os versos em árabe. Mas um dia eu vou conseguir. É a melhor canção rítmica da Shakira e tem um lugar especial no meu coração. Ela fecha com chave de ouro o melhor álbum da carreira. Todo mundo deveria ouvir essa música pelo menos uma vez na vida. É uma daquelas preciosidades que não se encontra em todo lugar. (Emerson Mendes, 23 anos, Duque de Caxias, RJ).

E você, também tem uma história ou impressão sobre sua música favorita desse álbum incrível? Compartilhe conosco no campo de comentários.

***

A imagem de destaque que ilustra essa publicação é de autoria de Alan Lopez para o Remezcla.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,800SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS