Legado: A Influência da Shakira na Nova Geração de Artistas do Pop Latino

Não há dúvida que a Shakira, apelidada como A Rainha do Pop Latino, é a artista hispânica que conquistou mais países e conseguiu tornar-se um ícone da música mundial.

Com canções como ‘Whenever, Wherever’, ‘La Tortura’, ‘Hips Don’t Lie’ ou ‘Waka Waka’ tem conquistados países tão diversos como México, Brasil, Espanha, França, China ou África do Sul, algo que nenhum outro cantor latino americano tem alcançado.

Esta globalização tornou-se a referência de vários artistas do tamanho de Beyoncé, Britney Spears, Rihanna ou Christina Aguilera e colegas latinas como Thalia, Paulina Rubio, Ivete Sangalo ou Gloria Trevi, que procuram conquistar mercados opostos como os que conquistou a colombiana.

Mas não só artistas contemporanias procuram alcançar o que alcançou a barranquillera, se não que há uma nova geração de artistas na Hispano-América, que tenta se tornar ‘A Nova Shakira’ e obter o sucesso mundial cantando em seu próprio idioma e em inglês.

Nós revisaremos as dez cantoras Latinas mais bem sucedidas e que têm nomeado à Shakira como sua referência:

Belinda

Belinda Peregrín é uma atriz e cantora hispano-mexicana que com apenas quinze anos conseguiu um enorme sucesso na América Latina e Europa graças a canções como ‘Boba Niña Nice’ e ‘Ángel’, extraídas de seu álbum estréia ‘Belinda’.

Até agora, ela tem publicado quatro álbuns de estúdio com músicas em espanhol e inglês, os últimos de sucesso moderado. Tem vendidos mais de 15 milhões de álbuns e tem colaborado com grandes figuras da música como Moderatto, Marta Sánchez ou Luan Santana.

Sua versatilidade, ambição, talento e sucesso tem servido para ser chamada por muitos como a Princesa do Pop Latino e digna sucessora de Shakira, como se fossem a Madonna e Britney latinas. Que você acredita?

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=gcwLmvKvNEU]

Anahí

Anahí Puente é uma atriz e cantora mexicana que alcançou fama mundial após fazer parte da novela ‘Rebelde’ e do grupo musical RBD que conseguiu vender mais de 20 milhões de álbuns e atuar nos estádios mais importantes do mundo em apenas quatro anos de vida.

Depois do fim do grupo, Anahi retomou sua carreira solo, e já teve publicados quatro álbuns pre-RBD. Lançou ‘Mi Delírio’, um trabalho onde a artista mostrou seu lado mais sensual e que teve boa recepção na América Latina e Europa.

Questionada por seus ídolos, ela responde sem hesitação: Shakira. Então não é surpresa que para seu próximo álbum ela pense em cantar em inglês e assim tentar conseguir o que já conseguiu a colombiana anos atrás.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=HW6QLFg0nKQ]

Natalia

Natalia Rodríguez é uma cantora e apresentadora espanhola que tornou-se conhecida após participar em 2001 do show de talentos ‘Operación Triunfo’, que foi um fenômeno social na Península Ibérica, atingindo audiências de até 12 milhões de telespectadores e revelando estrelas da música como David Bisbal e David Bustamante.

No início, a música de Natalia teve muitas influências da americana Christina Aguilera, mas nos últimos anos seu trabalho tem toques muito mais Latinos e sexys pelo quando foi comparada com a colombiana mais internacional ela disse: “Eu a amo, mas não tento ser ninguém, só eu”.

A espanhola lançou cinco álbuns e vários singles sucedidos que triunfaram em vérios países europeus e pretende saltar para a América Latina em breve.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=aX_EN_zb580]

Denise Rosenthal

Denise Sofía Rosenthal é uma atriz e cantora chilena que tornou-se conhecida graças ao seu papel como co-protagonista na série ‘Amango’, então repetiu o mesmo papel no spin-off da série chamado ‘El Blog de la Feña’.

Ela começou sua carreira musical no início de 2007 com o lançamento das trilhas sonoras para ‘Amango’, mas o início de sua carreira como solista foi em 2008 quando lançou o álbum ‘El Blog de la Feña’ e ‘El Blog de la Feña 2’. Após de ser parte da banda CRZ, saida da novela ‘Corazón Relelde’, Denise lançou seu terceiro álbum ‘Fiesta’.

Denise mostra suas influências de Shakira não só por seu estilo de música que mistura o pop com a eletrônica, mas também pelo uso do ‘spanglish’ usado pela Shak em seus trabalhos mais recentes como ‘Loca’, ‘Rabiosa’ ou ‘Addicted to You’.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=0jUTlBYkXRQ]

Dulce María

Dulce María Espinosa é uma atriz e cantora/compositora mexicana que, como Anahí, alcançou fama mundial após ser parte da novela ‘Rebelde’ e da banda RBD que em apenas quatro anos de vida venderam mais de 20 milhões de álbuns e receberam centenas de candidaturas em grandes prêmios como os Grammy Latino, os Latin Billboard ou os World Music Awards.

Como solista, Dulce tem lançados dois discos que foram bem recebidos na América Latina e Europa e tomaram hits como ‘Inevitable’, ‘Ingenua’ ou ‘Antes Que Ver el Sol’.

Ao contrário do resto, a mexicana leva muitas influências da Shakira rockeira e tem afirmado em diversas ocasiões que adoraria colaborar com ela. “Compõe suas próprias canções, renova-se constantemente sem perder sua essência. É também muito humilde porque ajuda aos mais necessitados. Tem os pés no chão apesar de ser uma estrela”, disse Dulce.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=KF6fbHMEcc0]

Anitta

Finalmente chegamos ao Brasil! Se houve um fenômeno pop nos últimos tempos aqui no Brasil, esse tem sido o da Larissa de Macedo, mais conhecida como Anitta, a cantora, compositora, dançarina e apresentadora que tornou-se conhecida em todo o país como intérprete da canção ‘Show das Poderosas’.

Menina Má’, ‘Meiga e Abusada’ ou ‘Não Para’ foram outros hits nacionais que impulsan a Anitta como a figura de juventude mais importante do país hoje.

A revista Forbes disse que o Brasil pode ser pequeno para a cantora e comparou seu sucesso ao de Shakira que se tornou uma estrela global e que a brasileira poderia repetir já que fala inglês fluentemente.

Assim como Shakira, Anitta gosta de misturar ritmos e experimentar novos sons. O que pode ser percebido neste vídeo em que ela canta o hit ‘Loca‘ em um medley com fuck carioca, assista:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Ua4QJ0LmLlM]

Anna Carina

Anna Carina Copello é uma cantora pop e guitarrista peruana que alcançou a fama após de representar ao seu país no Festival de Viña del Mar e no Festival OTI da Cançao no início dos anos 2000.

Depois de lançar três álbuns de estúdio, ‘Algo personal’, ‘Espiral’ e ‘AnnaCarinaPop’, com boa aceitação no Perú e outros países da América Latina, Anna Carina forjou uma carreira importante não só como cantora, mas também como compositora o que a levou a ser uma técnica do ‘La Voz KidsPerú.

Sendo um dos maiores expoentes do pop peruano e ficaram importantes reconhecimentos que como o MTV EMA 2013 a Melhor Artista Latinoamericano não é de estranhar que ela tem sido comparada com Shakira, que também é cantora e compositora.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=mgMVraOOXFA]

Lali Espósito

Mariana Espósito, mais conhecido pelo seu nome artístico Lali Espósito, é uma atriz, cantora, compositora, modelo, dançarina e empresária Argentina. Tornou-se conhecida por interpretar o personagem de Marianella Rinaldi na série ‘Casi Ángeles’ e como membro da banda pop, Teen Angels.

Em 2013 Lali estreou como solista com seu primeiro e único álbum ‘A Bailar’ com ritmos como o hip-hop, o pop e o dance, e do qual foram extraídos os sucedidos singles ‘A Bailar’ e ‘Asesina’.

En 2014 ganhou o Kids Choice Awards de Melhor Artista Latina dos Estados Unidos que sem dúvida tornou-lhe a melhor aspirante argentina para talvez algum dia se tornar a nova Shakira.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=q913PwDVx0U]

Natalia Jiménez

Natalia Altea Jiménez é um cantora e compositora espanhola que iniciou sua carreira musical como vocalista do grupo La Quinta Estación, banda que alcançou grande sucesso na América Latina, Estados Unidos e Espanha, além de dois Grammys Latinos, um Latin Billboard e três 40 Principales Awards em seus dez anos de vida.

Seu primeiro disco como solista, é homônimo e foi colocado à venda em junho de 2011 e teve um sucesso moderado, mas isso não a impediu ela colaborar com algumas das maiores estrelas latinas como Ricky Martin, Rocío Durcal, Franco de Vita e Daddy Yankee.

É uma figura admirável para os latinos; todos nós queremos estar onde ela está”, disse a espanhola sobre Shakira depois de participar da homenagem para a colombiana que fizeram durante o Grammy Latino em 2011 onde Natalia cantou o hit do ‘90s ‘Ciega, Sordomuda’.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=GDBaeQ5JPuU]

Inna

Elena Alexandra Apostoleanu, conhecida internacionalmente como Inna, é uma cantora de dance/pop romena que estreou em 2008 com seu single ‘Hot’ que a levou ao topo das paradas na Roménia, Argentina, Colômbia, Bulgária, Portugal, Polônia, Holanda, Rússia e Espanha, entre outros.

Apesar de ser uma cantora romena que canta principalmente em inglês, sua carreira é voltada para o mercado hispano e tem colaborado com grandes figuras Latinas, tais como Pitbull, Juan Magan, Yandel, Reik, Daddy Yankee ou J Balvin.

Embora seu som é mais eletrônico que o da Shakira, sua imagem e movimentos sensuais, além de sua grande projeção mundial, tÊm a levado a ser considerado como a versão romena da intérprete de ‘Suerte’.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Yz2658gzOuM]

Todos sabemos que Shakira é única e inimitável, mas não há dúvidas que ela exerce uma grande influência sobre as novas artistas que surgem, especialmente nas latinas, e mostra-lhes o caminho para se tornarem estrelas em todo o mundo.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=O7tlPfFwQmI]

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,700SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS