Enough Heaven To Cry: A canção de Shakira rejeitada pela Paramount

Era o ano de 2003. Shakira estava no auge de uma bem sucedida turnê mundial, após o lançamento do seu primeiro álbum em inglês. A colombiana colecionava sucessos como os hits Whenever, Wherever e Underneath Your Clothes, ambos com forte projeção mundial. Ela havia se tornado um dos nomes mais fortes do mercado. Logo, passou a chamar a atenção de Hollywood, que queria seu estilo de voz e lirismo únicos para um de seus filmes.

A companhia que colocou Shakira em seu radar foi a gigante Paramount. O estúdio estava em processo de produção do filme “The Italian Job”, conhecido no Brasil como “Uma Saída de Mestre“. Os responsáveis pelo longa-metragem queriam que a cantora fizesse uma canção original para o filme. Assim, Shakira se reuniu com seu diretor musical e guitarrista, Tim Mitchell, e em pouco tempo criaram a canção. Os bastidores desse processo estão registrados no documentário do DVD Live & Off The Record, lançado em 2004.

No entanto, a Paramount acabou por rejeitar a canção, alegando que queriam algo mais ao estilo “lelololeloley” de Whenever, Wherever. Assim, a música nunca viu a luz do dia. Os fãs da cantora filtraram o pequeno trecho da faixa que aparece no DVD e a batizaram de “Come Down Love”. Não há registro em nenhuma associação de compositores no mundo de uma música com esse título atribuída à Shakira. A equipe do SBR investigou a fundo e descobriu o nome real da canção.

 

A trilha se chama “Enough Heaven To Cry”. O SBR já havia elencado a faixa na lista de canções registradas, mas não publicadas da artista. Mas só agora obtivemos acesso ao número de registro ISRC da canção.

Através desse número é possível identificar “onde, quem e quando” efetuou o registro e assim cruzamos esses dados com as informações de autoria disponíveis na BMI. A música possui o registro NLB630400112. Os dois primeiros dígitos identificam o país da editora responsável pela faixa. No caso em questão se trata da Holanda (NL). Shakira havia assinado o contrato de distribuição com a Sony Music Netherlands para seu álbum em inglês e para o DVD da turnê do Mangusto. Os três dígitos seguintes são a identificação da própria editora. Já os dígitos “04” indicam o ano que a canção foi registrada (2004), ano de lançamento do DVD. E, por fim, os cinco algarismos restantes indicam a ordem sequencial de registro de canções naquele ano por aquela determinada editora. Toda música gravada deve obrigatoriamente possuir registro ISRC, seja um remix, seja uma música inédita ou mesmo um videoclipe. Como a canção apareceu no DVD, ela acabou por ganhar registro para evitar uso indevido. Tanto que na descrição do título aparece “Live-Audio Bed” (Cama de Áudio Ao Vivo) e a duração de apenas 51 segundos. Na BMI, Enough Heaven To Cry está creditada à Shakira e Tim Mitchell como compositores.

Shakira acabou por descartar a música por completo e não a utilizou em nenhum de seus projetos posteriores. Não sabemos se há intenção por parte da artista de tornar pública a versão completa da canção no futuro.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,700SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS