Os tesouros escondidos no guarda-roupa da El Dorado World Tour

Shakira Brasil abre o armário da turnê da colombiana e revela detalhes exclusivos sobre os figurinos que a artista usa no palco

Há alguns dias, Shakira embarcou naquela que provavelmente é sua turnê mais aguardada por seu público. A El Dorado World Tour é a série de concertos com o maior setlist da carreira da colombiana – cerca de 20 músicas são apresentadas todas as noites. Além disso, é o espetáculo em que Shakira veste o maior número de peças.

Para criar este post, o Shakira Brasil passou os últimos dias observando atentamente cada detalhe das fotos e revirando as redes sociais dos designers e stylists com quem Shakira tem colaborado ao longo desta era e até mesmo de suas grifes favoritas na vida pessoal. No fim das contas, conseguimos acesso direto à estilista responsável, Marjan Malapkour.

Shakira sempre teve seu próprio modo de pensar a organização de um show. Ao invés de organizar seu espetáculo como a maioria das cantoras pop, fazendo trocas de roupa a cada 4 ou 5 canções, o show invariavelmente tem um visual base, que posteriormente é alterado para atender visualmente as faixas performadas. Nesta turnê temos mais do que nunca a presença das sobreposições – hora ela coloca algo por cima do que já está vestindo, hora remove para revelar um look diferente e o objetivo, claro, é ganhar tempo. Na El Dorado World Tour, seu primeiro figurino, por exemplo, serve para as 10 (!!) primeiras músicas do show.

O primeiro look tem a importância de dar a imagem oficial do espetáculo que vai para o mundo, pois é o que estampará os blogs e portais de notícia por onde ela passa – os fotógrafos da imprensa só tem acesso ao fosso entre o palco e o público, onde fazem suas imagens, durante alguns minutos. O consenso é que eles fiquem ali durante as três primeiras músicas, embora alguns artistas permitam menos (Beyoncé, por exemplo, permite que eles fiquem por 30 segundos).

Para o primeiro e mais importante look do show, Shakira explora um conceito frequente em seu modo de vestir, o high and low, que consiste em combinar peças de alta costura com outras mais básicas – Bom, isso se você considera a camiseta Balmain (na verdade, a colombiana tem duas muito semelhantes que alterna entre um show e outro), que custa aproximadamente 350 dólares, como algo básico. As peças são parte da coleção pré-outono 2017 e sofreram alterações nos ombros.

A legging que Shakira veste é um patchwork trabalhado em glitter e detalhes dourados feito especialmente para a turnê pelo designer americano Brian Lichtenberg. Ele também desenhou uma outra peça apenas em glitter e malha, que Shakira aparentemente usou apenas nos ensaios. Em contato por e-mail com o Shakira Brasil, Marjan Malapkour, estilista responsável pela turnê, contou que as peças feitas especialmente para o espetáculo não foram simplesmente encomendadas: “(…) todas foram peças desenhadas por mim e pelos designers em conjunto”, ela diz.

O visual é completado com os pares de luva e acessórios de braço da marca Black Majesty. As luvas são as mesmas usadas no clipe de “Perro Fiel“. Porém, em contato com a nossa redação, Joshua David Reno, diretor criativo da marca, diz que isso não é tudo: “Ela tem dois pares (…) e um terceiro par feito sob encomenda, que ainda não foi visto na turnê até agora“.

O segundo e mais belo visual da turnê foi desenhado sob encomenda pela designer Laurel Dewitt, especializada em peças de metal. O look conta com um top de correntes e um cinto com aplicações de moedas e franjas. Laurel já havia produzido outras peças para a era El Dorado e foi a responsável pelo look dourado de “Perro Fiel‘.

O terceiro look de Shakira consiste em uma peça que não é uma blusa nem um vestido. Marjan define como única: “Este colete de franjas é uma roupa única desenhada pela designer israelense Liora Taragan. Tem elementos vintage como tecido e aparas“.

No quarto figurino, que é revelado por baixo do look de cima, Shakira veste uma blusa adaptada, da marca Agent Provocateur. Originalmente um body, a peça conta com painéis de cetim aplicados sobre renda guipure. A peça é combinada com mais uma legging, também desenhada especialmente para a turnê e confeccionada pela marca de roupas esportivas Koral. Para finalizar, Shakira usa ainda pulseiras de correntes Elena Staun, as mesmas usadas no ensaio com Maluma para a revista Billboard.

O próximo look nada mais é do que uma saia de plumas que se sobrepõe ao anterior. A peça foi feita, também sob encomenda, por Gustavo Adolfo Tarí, que já havia desenhado as peças douradas que Shakira usou em alguns ensaios no ano passado e que agora estampam as camisas do merchandising oficial da turnê.

Aqui Shakira usa um vestido transpassado dourado, feito pelo designer colombiano Juan Carlos Obando especialmente para que ela possa removê-lo com facilidade.

O vestido rosa que encerra o espetáculo é uma variação daquele que Shakira usa no clipe de “La Bicicleta“, ambos são criação de Obando.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,700SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS