Covid-19: Shakira doa milhares de máscaras e respiradores para Colômbia

A cantora colombiana Shakira mostra que não está alheia às necessidades da sua terra natal, mesmo morando na Espanha. A estrela doou 50 mil máscaras N95 e 10 respiradores para os hospitais e clínicas públicas da cidade onde nasceu. Um gesto, até então silencioso, mas que hoje ganhou coro na voz do atual prefeito de Barranquilla, Jose Pumarejo.

Segundo relato dele nas redes sociais da prefeitura local, Shakira o contatou há dois meses para contar a experiência que presenciou na Espanha quanto ao enfrentamento à pandemia de COVID-19 e o aconselhou a tomar medidas para mitigar os efeitos da crise provocada pela doença em Barranquilla que estaria por vir. Além disso, a cantora reinterou seu amor pela cidade e se mostrou disposta a ajudar. A ajuda veio em forma de uma generosa doação: milhares de máscaras N95 para profissionais de saúde e respiradores.

“Eu recebi uma ligação de uma barranquilhera no exterior que nos queria dar conselhos sobre o que estava acontecendo no mundo, sobre o que ela havia aprendido na Espanha desta pandemia e o que poderia acontecer em Barranquilha. Era Shakira e ela não só nos queria falar sobre o que acontecia lá, mas também sobre seu amor pela cidade”, comentou o prefeito emum vídeo compartilhado nas redes sociais.

Ainda de acordo com Pumarejo, as máscaras sanitárias foram confeccionadas em Barranquilla por uma empresa local e já estão sendo distribuídas nos centros médicos aos profissionais de saúde. Os respiradores devem chegar nas próximas semanas.

De acordo com a imprensa local, as máscaras doadas por Shakira vão proteger 2500 médicos, enfermeiros e demais profissionais que trabalham na rede hospitalar da cidade. Já os 10 respiradores vão para o Hospital Universitário Adelita de Char, o centro médico de referência na região designado pela prefeitura para o tratamento de casos graves provocados pelo novo coronavírus.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Saúde da Colômbia, Barranquilla possui 130 casos confirmados da doença e seis mortos em decorrência da enfermidade. Os números são do relatório divulgado no último dia 27 de abril.

Já a Espanha, país onde a cantora reside enfrenta uma das situações mais dramáticas do mundo. Até ontem (29), o país já registrou mais de 213 mil casos da doença e cerca de 24 mil pessoas faleceram, vítimas da COVID-19. Nos últimos dias, o governo espanhol relaxou uma das regras do isolamento social e passou a permitir que crianças saíssem de casa acompanhos dos pais para fazer atividades ao ar livre, nas proximidades de suas residências, desde que respeitadas algumas medidas de segurança. Essa era uma reinvindicação da cantora, que chegou a causar polêmica ao publicar no Instagram um pedido ao governo espanhol para viabilizar que crianças pudessem respirar ar fresco fora de casa.

Hoje, Shakira foi vista passeando com a família nos arredores de sua casa.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,700SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS