As novas ‘Shakiras’? As vozes femininas da nova geração do pop latino

Em um mercado dominado por homens, algumas vozes femininas têm se destacado no novo cenário da música latina

A música latina nunca esteve tão em alta. O boom do gênero experimentado nos anos 90 ganhou ares ainda mais expressivos nos últimos dois anos, com lançamentos que impactaram toda uma indústria fonográfica. Liderados pelo smash hit “Despacito”, de Luís Fonsi e Daddy Yankee, temas como “La Bicicleta”, “Chantaje”, “Mi Gente” e “X” soaram forte no mundo todo, conquistando mercados antes inatingíveis para músicas em espanhol. Shakira, desde 2001, já havia alcançado a globalização de sua música para além da América Latina e mesmo seus temas em espanhol, como “La Tortura”, “Loca” e “Rabiosa” já haviam figurado em posições importantes nas tabelas de países como Alemanha, França, Itália e EUA, por exemplo. Com a música urbana, no entanto, nomes como Shakira, Ricky Martin e Enrique Iglesias deixaram de ser solitários e passaram a dividir espaço com figuras as quais não estávamos acostumados, como Maluma, J Balvin, Romeo Santos, Nicky Jam, Wisin e Bad Bunny.

A música latina passou a figurar no mainstream do mercado global e a indústria começou a enxergar nosso canto do planeta com novos olhos, sobretudo pelo advento das plataformas de streaming. Segundo a IFPI, a América Latina foi o mercado que mais cresceu no consumo de música licenciada e em faturamento em 2017. E apesar de ser um mercado dominado por homens, novas vozes femininas têm se destacado nesse universo. Lideradas pelo pioneirismo de Shakira, a nova geração de mulheres empoderadas da música latina tem feito bonito e estão prontas para alçar voos maiores, como fizeram Gloria Estefan, Jennifer Lopez, Thalia e Paulina Rubio. Conheça alguns nomes que já estão bombando no mercado e que são apostas promissoras para os próximos anos.

1 – Anitta

A brasileira começou discreta flertando seu pop funk nacional com os gêneros urbanos do Caribe. Logo, ela estava emplacando hit atrás de hit em espanhol e o tiro certeiro foi a parceria pegajosa com J Balvin, em Dowtown. A música ganhou destaque em algumas tabelas internacionais e chegou a ganhar certificados por altas vendas em países como México e Espanha. Ontem (20), a brasileira lançou a animada “Medicina”, sua aposta para o verão do hemisfério norte e uma boa jogada em seus passos rumo à internacionalização.

Ficha: Anitta
Nome: Larissa de Macedo Machado

Nacionalidade: Brasil 🇧🇷
Idade: 25 anos
Hits de interesse: Medicina, Vai Malandra, Downtown, Sim ou Não, Sua Cara, Bang. 

2 – Becky G
A jovem Rebecca, de 21 anos,  é norte-americana, nascida e criada nos EUA, mas sua ascendência latina tem falado alto em suas produções. Conhecida artisticamente como Becky G, a jovem cantora de pais mexicanos, talvez seja a artista latina da nova geração que mais tem ganhado projeção. Seus hits são sucesso incontestável nas plataformas de streaming. Ela e Shakira são as únicas artistas femininas da história a conseguirem um Disco de Diamante com um single no programa de certificação latino da RIAA. Seu single em inglês, Shower, de 2014, possui mais de 2 milhões de cópias vendidas nos EUA. Seus dois singles mais recentes, Mayores e Sin Pijama, acumulam juntos mais de 1,5 bilhão de visualizações no Youtube. Ontem, a cantora lançou sua nova faixa Zooted, focada no mercado norte-americano.

Ficha: Becky G
Nome: Rebecca Marie Gomez
Nacionalidade: EUA 🇺🇸 (pais mexicanos)
Idade: 21 anos
Hits de interesse: Shower, Mayores, Sín Pijama, Sola e Zooted.

3 – Natti Natasha

Da República Dominicana para o mundo, Natti Natasha tem conquistado seu espaço no concorrido mercado latino com parcerias que deram mais do que certo. Em 2017, seu hit Criminal, ao lado do porto-riquenho Ozuna, alcançou altíssimos índices de popularidade, posicionando a faixa como uma das maiores do gênero latino no ano. O vídeo da canção já acumula mais de 1 bilhão de visualizações no Youtube. Recentemente, a cantora lançou as pegajosas Sin Pijama, com Becky G que alcançou o #1 lugar nos charts oficiais do México e Espanha, e No Me Acuerdo, com Thalia. Sua faixa mais nova é uma incursão na bachata e se trata da envolvente Quien Sabe.

Ficha: Natti Natasha
Nome: Natalia Alexandra Gutiérrez Batista
Nacionalidade: República Dominicana 🇩🇴
Idade: 31 anos
Hits de interesse: Criminal, Amantes de Una Noche, Tonta, Otra Cosa.

4 – Karol G

A colombiana Karol G tem se destacado por suas fusões marcantes de reggaeton e trap. Seu disco de estreia, Unstoppable debutou na segunda posição da Billboard Top Latin Albums, a parada de discos latinos mais importante dos EUA. Dele foram extraídos diversos singles de sucesso que tocaram por toda a América Latina e alguns países da Europa, como “Ahora Me LLama”, o trap alucinante em parceria com Bad Bunny, que já conta com mais de 600 milhões de visualizações no Youtube. Uma de suas canções mais recentes é o single Mi Cama, que com apenas dois meses possui quase 300 milhões de visualizações na plataforma de vídeos do Youtube.

Ficha: Karol G
Nome: Carolina Giraldo Navarro
Nacionalidade: Colômbia 🇨🇴
Idade: 27 anos
Hits de interesse: Ahora Me LLama, Mi Cama, Pineapple, A Ella, Mi Mala.

5 – Leslie Grace

A americana de ascendência dominicana Leslie Grace é outra jovem artista latina que tem feito bonito nos charts e atraído os holofotes para sua música. Indicada três vezes ao Grammy Latino, a cantora se destaca por suas produções no gênero Tropical. Sua mistura com os ritmos urbanos mais populares a catapultaram pro mainstream do mercado da América Latina. Seu single mais recente “Duro y Suave”, com Noriel, ganhou disco de platina na Espanha e nos EUA (latin).

Ficha: Leslie Gracie
Nome: Leslie Grace Martínez
Nacionalidade: República Dominicana 🇩🇴
Idade: 23 anos
Hits de interesse: Duro y Suave, Diganle, Dulce, Will You Love Me Tomorrow.

6 – Lali Espósito

Desde o seu pegajoso hit Boomerang, a argentina Lali Espósito se transformou em uma sensação em seu país natal e tem exportado seu talento para toda a América Latina. Vinda do universo das novelas infanto-juvenis, a artista já integrou a banda Teen Angels. Desde sua estreia na carreira solo, a argentina já ganhou diversos prêmios internacionais, com destaque para o MTV Europe Music Awards como Melhor Artista Latina.

Ficha: Lali Espósito
Nome: Mariana Espósito 
Nacionalidade: Argentina 🇦🇷
Idade: 26 anos
Hits de interesse: Boomerang, Una Na, Soy, Ego.

7 – Maite Perroni

À exceção de Anitta, Maite Perroni talvez seja o nome mais conhecido da nossa lista entre os brasileiros. A cantora formou parte do famoso grupo mexicano RBD, que foi um verdadeiro fenômeno de vendas e popularidade. Sua careira solo estreou com o lançamento do álbum Eclipse de Luna, que trouxe diversas faixas compostas pela própria artista. Seu sucesso mais recente é uma incursão bem-sucedida no reggaeton. A faixa Loca já conta com mais de 200 milhões de visualizações no Youtube e é uma parceria com a dupla Cali & El Dandee.

Ficha: Maite Perroni
Nome: Maite Perroni Beorlegui
Nacionalidade: México 🇲🇽
Idade: 35 anos
Hits de interesse: Loca, Como Yo Te Quiero, Vas a Querer Volver, Eclipse de Luna.

 Gostou da nossa seleção? Conhece outra jovem diva da música latina que não está na nossa lista? Então deixe sua opinião nos comentários.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

1,500FãsCurtir
1,000SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
228,500SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS