Meme de Shakira e Bill Gates viraliza nos EUA e gera até checagem da Newsweek

Contando ninguém acredita! Se este redator que vos fala não tivesse lido diretamente no site da Newsweek também não teria acreditado. Um meme postado no Twitter por um fã da cantora colombiana acabou viralizando nos EUA de maneira inusitada. A conta @HouseMebarak, que inclusive segue o Shakira Brasil (@shakira_brasil) na referida rede social, está no centro do imbróglio. No dia 22 de fevereiro, a conta publicou três imagens: na primeira, aparece Shakira ao lado de uma criança desconhecida; na segunda, a cantora aparece sentada diante de um modelo antigo de computador na década de 90 e; na última, uma imagem de Shakira e Bill Gates, em um encontro no ano de 2012. Na legenda, estava escrito: “Shakira em 1995 estava dando aulas de informática para um garoto, ela disse a ele “nunca desista de seus sonhos”, aquele garoto era Bill Gates”.

A publicação não passou batida e muitos norte-americanos levaram a informação a sério. Pelo menos, é o que conta a reportagem da Newsweek, importante revista dos EUA. Segundo a revista, após a postagem viralizar no Twitter, ela foi compartlhada no Reddit, importante forum de troca de conteúdos do país, com várias reações positivas. Isso foi o suficiente para que os americanos empreendessem uma busca pelos termos “Shakira e Bill Gates”, “Shakira 1995”, “Shakira deu aulas de informática para Bill Gates” e “Quantos anos tem Bill Gates” no Google, resultando em um aumento de tráfego nas pesquisas dos termos no buscador.

Até o fechamento desta matéria, a publicação original no Twitter já havia recebido mais de 401 mil curtidas, quase 54 mil retweets e cerca de 6 mil tweets com comentários. De acordo com a Newsweek, o post rendeu mais de 20 milhões de interações até o momento.

A repercussão foi tanta, que a Revista foi obrigada a esclarecer que se tratava de um meme em uma matéria de checagem de fatos, similar àquelas produzidas pela Agência Lupa, do Grupo Folha, aqui no Brasil, que através da chhecagem de fatos verifica a autencidade de informações veiculadas na web.

Em 1995, no começo de sua carreira internacional, Shakira tinha apenas 18 anos e ainda não conhecia Bill Gates pessoalmente, que por sua vez, já tinha seus 40 anos e usou um computador pela primeira vez aos 12. Apesar do inegável talento da colombiana em múltiplas áreas, ela não ensinou informática ao magnata da computação.

Comentarios

OUÇA O SHAKIRA CAST

O podcast do Shakira Brasil

LEIA TAMBÉM

SIGA O SHAKIRA BRASIL

200,000FãsCurtir
238,585SeguidoresSeguir
200SeguidoresSeguir
193,600SeguidoresSeguir
30,507SeguidoresSeguir
18,200InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS